Covid-19: Ministério da Saúde deve apresentar estratégia para testagem em massa



O Ministério da Saúde gastou 27% do total de recursos autorizados para o combate ao novo coronavírus. Dos mais de 39 bilhões de reais disponibilizados por 8 medidas provisórias voltadas à pandemia, 10 bilhões foram efetivamente gastos, informou o ministro interino da Saúde, Eduardo Pazuello.


Segundo o ministro, é bom ter um saldo de recursos ainda disponível.


Pazuello destacou que as principais razões para que 28 bilhões de reais ainda não tenham sido gastos são, entre outros motivos, a dificuldade para compra de EPIs, ventiladores pulmonares e outros equipamentos para terapia intensiva. Além disso, segundo o ministro, a liberação do dinheiro em alguns casos depende da elaboração de portarias e da adesão de municípios.


O ministro interino da Saúde informou ainda que a pasta vai disponibilizar até o final desta semana as informações sobre as taxas de ocupação de leitos de UTIs nos estados e municípios, além de dados sobre as filas de espera de pacientes com Covid-19. Para esta quarta-feira, o ministério promete apresentar a estratégia para a testagem em massa da população.


O anúncio foi feito durante audiência pública no Congresso Nacional nesta terça-feira. O relator da Comissão Mista da Covid-19, deputado Francisco Júnior, do PSD goiano, cobrou do ministro interino informações sobre a fila de espera nas UTIs do país.


O ministro interino, Eduardo Pazuello, informou que eles estavam trabalhando para a divulgação desses dados.


Até o momento, os dados sobre taxas de ocupação de leitos de UTIs e filas de espera são divulgados de forma descentralizada por alguns estados, sendo que há secretarias estaduais que não atualizam as informações com regularidade.


O ministro interino da Saúde ainda informou que nesta quarta-feira, a pasta vai divulgar as diretrizes com estratégias para o diagnóstico da Covid e para a distribuição e uso dos testes para detecção do novo coronavírus.


Ouça o Repórter Nacional (7h) desta quarta-feira (24):



Fonte: Agência Brasil

0 visualização

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram