top of page

Corrida traz benefícios para o corpo e a mente. Saiba quais



bem-estar. Dentre as diferentes modalidades que existem hoje, a corrida está entre as mais populares. Isso porque há uma série de benefícios gerados pelo exercício para a qualidade de vida de toda a população.


“Quem faz da corrida uma prática diária está sempre se desafiando e buscando a sua melhor versão. E isso se reflete na vida pessoal e profissiona”, afirma o preparador físico e coordenador de Esportes do Grupo Sabin, Luiz Carlos Pereira.


Luiz explica que as atividades físicas ajudam a melhorar e manter o condicionamento, propondo um equilíbrio entre corpo e mente. Além disso, tem entre seus principais benefícios a liberação de endorfina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem-estar. Correr também proporciona a superação de metas individuais e coletivas.


“Em atividades como a corrida, as possibilidades de se colocar à prova e vencer desafios são ilimitadas. Como, por exemplo, conseguir correr o primeiro quilômetro, chegar aos 5 km, percorrer uma meia maratona ou superar o próprio tempo”, exemplifica. O preparador destaca que a modalidade é excelente para movimentar o corpo, o que ajuda a melhorar e manter a saúde física e mental.

Benefícios da corrida

Além de melhorar o condicionamento físico e proporcionar queima de gordura corporal, a corrida tem outros incríveis benefícios para o corpo e mente. Médicos de diferentes especialidades destacam as principais vantagens da prática:


1 – Desenvolve o cérebro


“O exercício melhora o fluxo sanguíneo e protege a memória; estimula mudanças químicas no cérebro que apuram o aprendizado, o humor e o pensamento. Além disso, correr pode criar novos neurônios, ajudando o organismo a envelhecer com saúde”, explica o Dr. Gabriel Novaes de Rezende Batistella, médico neurologista e neuro-oncologista, membro da Society for Neuro-Oncology Latin America (SNOLA).


2 – Deixa a pele mais bonita


A corrida aumenta o fluxo arterial e, por isso, aumenta o aporte de nutrientes e oxigênio para todos os tecidos. “Com a melhora no fluxo sanguíneo, o sistema linfático passa a trabalhar em maior velocidade, desintoxicando o organismo e diminuindo a retenção de líquidos. Isso se reverte na pele deixando-a mais hidratada, corada e viçosa”, revela a cirurgiã plástica Dra. Beatriz Lassance, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).


3 – Melhora a circulação


“A prática de exercícios físicos aumenta o fluxo da circulação do sangue e melhora o retorno venoso, levando oxigênio às células dos músculos e tecidos próximos. O exercício também contribui para a queima de gordura e, além disso, ajuda a desenvolver os músculos e fortalecer o sistema imunológico”, explica a cirurgiã vascular Dra. Aline Lamaita, membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV).


4 – Mais fertilidade


“Um dos grandes benefícios do exercício físico com relação à fertilidade está no melhor controle do peso. Além de favorecer o surgimento de doenças como diabetes e hipertensão, que podem causar problemas durante a gestação, a obesidade também possui influência direta sobre a fertilidade”, afirma o Dr. Rodrigo Rosa, especialista em reprodução humana.


Fonte: SportLife

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page