top of page

Coronavírus: Profissionais de saúde são homenageados com aplausos nas janelas

Com a orientação de ficar dentro de casa para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, a população participa, na noite desta sexta-feira, da campanha #AplausosNaJanela, como vem sendo divulgada nas redes sociais. A homenagem é voltada aos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, tácnicos, entre outros – que atuam no combate à Covid-19, como uma forma de agradecimento pelo trabalho tão necessário. A atitude foi realizada também em outros países afetados pela doença.

“Vamos mostrar nossa gratidão aos profissionais da saúde com uma grande salva de aplausos das nossas janelas!”, diz a arte disseminada na internet desde a última quarta-feira. Pouco antes das 21h, a hashtag da campanha já estava nos assuntos mais comentados do Twitter.

Gritos de ‘força’ e ‘parabéns’ se unem aos aplausos

Cerca de 30 minutos antes do horário combinado, já era possível escutar aplausos em algumas cidades brasileiras, como São Paulo (SP), Vila Velha (ES), Porto Alegre (RS), Caxias do Sul (RS), Rio de Janeiro (RJ) e Niterói (RJ).

A partir das 20h30, aumentou consideravelmente o número de lugares onde os aplausos foram feitos. Na cidade do Rio, há relatos de salva de palmas em diversos bairros: Barra da Tijuca, com gritos de “Viva os médicos!”, São Conrado, Copacabana, Jardim Botânico, Humaitá, Botafogo, Laranjeiras, Catete, Tijuca, entre outros.

Em meio à chuva, uma salva de palmas pôde ser ouvida na Rua Humaitá, próximo da Casa de Saúde São José, na Zona Sul do Rio. De suas varandas e janelas, os moradores do bairro aplaudiram os profissionais de saúde com gritos de “força” e “parabéns”. Os motoristas que paravam no sinal próximo do hospital também pararam para aplaudir.

Em algumas localidades, também são feitos buzinaços, e ainda são ouvidos barulhos de fogos e apitos. Em Niterói, foram resgatadas até mesmo as vuvuzelas. Muitos aplausos foram relatados nos bairros de Santa Rosa e Icaraí.

Moradores de Laranjeiras, no Rio, batem palmas das janelas para os profissionais de saúde que estão na luta contra a pandemia do novo coronavírus Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Moradores de Laranjeiras, no Rio, batem palmas das janelas para os profissionais de saúde que estão na luta contra a pandemia do novo coronavírus Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Homenagem é voltada aos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, tácnicos, entre outros – que atuam no combate à Covid-19, como uma forma de agradecimento pelo trabalho tão necessário neste momento de crise Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Homenagem é voltada aos profissionais de saúde – médicos, enfermeiros, tácnicos, entre outros – que atuam no combate à Covid-19, como uma forma de agradecimento pelo trabalho tão necessário neste momento de crise Foto: Pedro Teixeira / Agência O Globo

Em menos de 10 minutos, começou um panelaço ao som de “fora Bolsonaro”, “fascista” e “torturador”. O lema “Marielle presente” também foi entoado e um dos vizinhos chegou a tocar o tema “A carne, do compositor Marcelo Yuka, que se consagrou na voz de Elza Soares.

Confira imagens da homenagem gravadas por internautas pelo Brasil:


Rolando na Praia da Costa, Vila Velha#AplausosNaJanela #Coronavirus pic.twitter.com/e47gffQriD — Jussara (@DraJSardenberg) March 20, 2020

#AplausosNaJanela aqui da região da #VilaAndrade pros médicos guerreiros. pic.twitter.com/c8DzZlkkGK — LuigiAlquimista (@LuigiAlquimista) March 20, 2020

Obrigada!💖🙏✨Ribeirão Preto interior de SP #Ribeiraopreto #AplausosNaJanela pic.twitter.com/9PgObuIn6I — thais di giorgio ✨ (@thaisdigiorgio) March 21, 2020

#AplausosNaJanela em Guarapiranga/ZS pic.twitter.com/KmRtMFCALe — Caioout1 🇧🇷🇵🇸🇱🇧 (@Caioout1_YT) March 20, 2020

Parabéns aos profissionais da Saúde pelo trabalho oferecido não só por esse período, mas por todos os outros. #Portoalegre #higienópoles #AplausoSolidario #AplausosNaJanela pic.twitter.com/wnDlruSv7S — The Life is comic .. (@elisemqta) March 20, 2020

Gesto inspirado por outros países

Com a ideia de abraçar, mesmo que simbolicamente, os médicos, socorristas, enfermeiros, maqueiros e faxineiros que estão trabalhando nos hospitais e casas de saúde do Brasil durante a epidemia de Covid-19, a campanha Aplausos na Janela começou no Brasil inspirada na mesma homenagem que já tinha tomado outros países, como a Argentina.

A campanha nasceu, literalmente, de um gesto fraterno. O publicitário gaúcho Jéferson Guntzel, de 33 anos, é natural de Porto Alegre, mora em São Paulo e criou a arte que viralizou beneficamente depois que começou a refletir sobre a realidade de quem lhe é muito próximo: a sua irmã, Paula Nunes, que trabalha como enfermeira em sua cidade e que segue no combate, diariamente, nos casos e suspeitas de coronavírus.

Profissionais do Hospital Santo Antônio (Blumenau, SC) Foto: Reprodução

Profissionais do Hospital Santo Antônio (Blumenau, SC) Foto: Reprodução

Profissionais do Hospital Nereu Ramos (Florianópolis, SC) Foto: Reprodução

Profissionais do Hospital Nereu Ramos (Florianópolis, SC) Foto: Reprodução

— Nós estávamos conversando e ela me disse que uma colega havia pego coronavírus. Isso me acendeu um alarme porque ela trabalha na UTI e eu fiquei muito preocupado, pois vi que muitos profissionais de saúde correm esse risco que e não estão tendo nenhum treinamento para se evitar isso — disse Jéferson.

Campanha tomou as redes sociais

De início, a imagem que continha a hashtag #AplausosNaJanela começou a circular no WhatsApp alertando para que todo mundo que participasse da ação hoje, às 20h30. Depois de 12 horas, a campanha já tinha migrado para outras redes e ganhando a adesão de políticos de diversas ideologias e famosos como a atriz Taís Araújo e ex-Miss São Paulo Sabrina Paiva, totalizando cerca de 10 mil compartilhamentos até o momento.

— O poder da internet é tamanho que as pessoas começaram a mandar a imagem para mim de volta — reflete o publicitário, que logo passou a receber fotos dos próprios profissionais que passaram a agradecer pela campanha enviando fotos em que estão reunidos com toda a equipe.

Jéferson também esclarece que o horário escolhido para o ato, que também tem sido usado para os panelaços contra o governo do presidente Jair Bolsonaro, foi escolhido sem nenhuma intenção partidária ou ideológica:

— Alguns políticos tentaram usar a campanha para falar que eu estaria querendo abafar as manifestações, o que me deixou até um pouco mal, pois minha intenção é apenas agradecer a esses profissionais, lembrando da minha irmã.

Fonte: O Globo

3 visualizações0 comentário
bottom of page