top of page

Coronavírus: pela 1ª vez, país tem 6 estados em retração da pandemia



A pandemia do novo coronavírus começa a desacelerar pelo menos em seis estados brasileiros, de acordo com um relatório da Covid-19 Analytics, ferramenta criada por um grupo de professores da Universidade Pontifícia Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). O modelo, que identifica o número efetivo de reprodução do vírus no país, é referente aos dados até esta quarta-feira 17.


O levantamento mostra que Acre, Amazonas, Maranhão, Pará, Roraima e Tocantins estão com uma taxa de retransmissão do vírus inferior a 1. Ou seja, a média de novos infectados para cada pessoa já infectada está abaixo de uma pessoa. O número significa que a pandemia está reduzindo nestes estados.


Em Pernambuco, a taxa esteve abaixo de 1 durante os últimos 19 dias. Porém, o último levantamento divulgado mostra que o valor referente ao estado aumento para 1,01. São Paulo e Rio de Janeiro, os dois locais com mais casos no país, registraram um nível de retransmissão de 1,15 e 1,08 respectivamente.


A maior preocupação é com a região Centro-Oeste. Dos quatro estados, três tem as maiores taxas de retransmissão do país e estão nesta faixa a pelo menos 40 dias: Goiás (1,89), Mato Grosso (1,59) e Mato Grosso do Sul (1,57). O Distrito Federal também registra um número alto (1,44), mas está atrás do Paraná (1,48) no topo da lista.


Fonte: Veja

22 visualizações0 comentário
bottom of page