top of page

Coronavírus: ministro da Saúde vai reunir secretários estaduais em Brasília

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, vai convocar todos os secretários estaduais de Saúde para discutir em Brasília estratégias de um plano de contingência caso o surto de coronavírus chegue ao Brasil. A intenção é avaliar cada estado na reunião, que deverá ocorrer no dia 6 de fevereiro.

O ministro vai questionar os secretários estaduais sobre laboratórios e hospitais de referência, sobre como será o fluxo de notificação para cada caso, tipos e condições de leitos para possíveis internações e quais as circunstâncias em que será possível fazer o isolamento de eventuais infectados.

Nesta terça-feira (28), o ministério da Saúde emitiu um comunicado em que orienta brasileiros a viajar à China somente em casos de extrema necessidade. A doença provocou 106 mortes no país asiático, onde o número atual de infectados já passa de 4,5 mil.

Conforme o blog apurou, antes da reunião com os secretários estaduais de saúde, a pasta organizará um encontro técnico com representantes de laboratórios públicos brasileiros para discutir possíveis vacinas, tratamentos e kit de diagnóstico rápido.

No encontro o governo também questionará qual será o valor de investimento, caso haja necessidade de adotar essas medidas.

Alguns dos laboratórios que serão chamados são a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que atua na área da medicina diagnóstica, e o Instituto Butantan, que produz vacinas.

Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page