top of page

Conheça os diversos benefícios do iogurte para a saúde

O iogurte proporciona diversos benefícios para a saúde, pois é rico em nutrientes e contém bactérias que ajudam na digestão e aumentam a imunidade do organismo. Existem várias versões disponíveis, desde os bem calóricos e cremosos aos light, com baixo teor de gordura. Portanto, é fácil incluir esse laticínio tão útil e saboroso na sua dieta. Saiba mais a seguir.

Os benefícios do iogurte

O iogurte é um produto lácteo de consistência espessa e cremosa e leve sabor ácido, obtido por meio da fermentação do leite quente pasteurizado com culturas de ácido láctico (lactobacilos). Fácil de digerir, muitas pessoas o toleram melhor que o leite. Em geral, é uma boa fonte de proteína, vitaminas do complexo B e cálcio, mas seu perfil nutricional varia de acordo com o tipo de leite usado no preparo, os métodos de produção utilizados, os ingredientes adicionados à sua fórmula e a quantidade de gordura.

Além disso, muitos iogurtes à venda são “vivos”, embora isso nem sempre conste no rótulo. Os iogurtes contêm bactérias vivas que fazem bem ao sistema digestivo, como os Lactobacillus bulgaricus e os Streptococcus thermophilus. Já os iogurtes com probióticos apresentam uma cultura de bactérias ligeiramente diferente, destinada a restabelecer o equilíbrio natural da flora intestinal.

Pesquisas mostram que, se o intestino contiver um número suficiente de bactérias que fazem bem ao organismo, pode haver melhora de problemas como candidíase, diarreia e flatulência. Essas bactérias também ajudam a prevenir alergia a leite de vaca e eczemas em crianças e reforçam o sistema imunológico. Em alguns casos, recomenda-se consumir bastante iogurte caso a pessoa tenha tomado antibiótico, pois o medicamento pode reduzir a quantidade de bactérias benéficas para o intestino.

Mas atenção…

Cuidado com o armazenamento: os iogurtes precisam ficar refrigerados e tampados sempre. Podem ser guardados fechados até a data de validade, mas, se abertos, recomenda-se consumi-los em 1 ou 2 dias. Não é indicado congelá-los.

Se o iogurte for acrescentado a um prato feito em fogo alto, será preciso estabilizá-lo primeiro com um pouco de amido de milho, para evitar que se separe.

Tipos de iogurte

A maioria dos tipos de iogurte é vendida nas versões natural ou com sabores diversos. Porém, vários destes contêm adoçantes artificiais ou açúcares, aromatizantes, colorações, gelatinas e outras substâncias para engrossá-los. Os melhores iogurtes contêm apenas iogurte e ingredientes naturais, como frutas.

Saiba mais sobre os tipos de iogurte mais comuns no mercado e como eles podem ser usados na cozinha:

Iogurte com baixo teor de gordura

Feito com leite desnatado, existe nas versões consistente ou rala e é um ótimo ingrediente para pratos frios e quentes. Os com probióticos costumam ser mais suaves e cremosos que as variedades sem esses micro-organismos.

Iogurte de leite integral

Cremoso e mais gorduroso, constitui uma alternativa com menor teor de gordura para o creme de leite em vários pratos, conferindo um sabor forte delicioso.

Iogurte grego

É tradicionalmente feito do leite integral de ovelha, mas também há versões à base de leite de vaca. Coa-se o iogurte para retirar parte do líquido, deixando-o bastante grosso e gorduroso, com um delicioso sabor de creme de leite e um teor de gordura mais alto que outros iogurtes. Esse tipo de iogurte é uma excelente alternativa para o creme batido usado como coberturas de sobremesas.

Iogurte de leite de cabra

Cada vez mais comum nos supermercados, apresenta um sabor suave. É uma opção viável para quem não pode consumir produtos à base de leite de vaca. Existem versões com baixo teor de gordura, integral e com probióticos.

Iogurte de leite de ovelha

Tem um sabor mais pronunciado e é cada vez mais facilmente encontrado em supermercados.

Fonte: Revista Seleções

4 visualizações0 comentário
bottom of page