top of page

Conheça 5 erros comuns na hora de praticar exercícios em casa

Muita gente aproveitou o tempo de isolamento social devido ao novo coronavírus para sair do sedentarismo e começar a se exercitar, mesmo estando dentro de casa. O problema é que algumas pessoas que não tinham conhecimento desses exercícios podem estar cometendo erros.

A educadora física Raquel Quartiero enumerou os cinco exercícios que, segundo ela, mais causam problemas. “Realizar o exercício de forma errada pode causar uma lesão e prejudicar os resultados”, diz. Veja a lista:

Agachamento

Prática errada

Exercício muito conhecido, trabalha diversos músculos do corpo e pode levar a erros, como agachar de forma rápida, deixando de alinhar corretamente pés e joelhos. Dessa forma, há sobrecarga da região lombar e a coxa deixa de ser ativada –como deveria ser feito. Também é comum fechar muito ou abrir demais os joelhos.

Prática correta

Afaste os pés mais ou menos até a largura dos ombros e coloque-os um pouco para fora. No momento de agachar, sempre aponte o joelho na direção das pontas dos pés. O movimento começa pelo joelho e não pelos glúteos, e o bumbum deve apontar na direção do calcanhar. O peso deve sempre se manter no calcanhar. Desça até o ponto em que as costas continuem retas. Abrir o peito e contrair o abdômen fortalece a lombar e protege o joelho.

Abdominal

Prática errada

Os grandes erros ao realizar abdominais são o tipo de força empregada e, em vez de contrair o abdômen no início, “soltá-lo”.

Prática correta

Puxar a barriga para dentro é fundamental para obter resultados. Quando iniciar a execução, puxe a barriga e suba o tronco.

Prancha abdominal

Prática errada

Neste exercício, ideal para fortalecer abdômen e braços, evite posições que deixam a barriga caída, os glúteos muito para cima, a coluna torta ou a cabeça para baixo.

Prática correta

Contraia os glúteos e o abdômen e alinhe a cabeça junto ao corpo.

Afundo

Prática errada

O exercício ativa glúteos, panturrilhas, coxas e toda a parte inferior do corpo de uma maneira muito eficiente, mas muitas pessoas não alinham as pernas com os ombros e, na hora de descer, inclinam o corpo inteiro para frente ou totalmente para trás.

Prática correta

Alinhe o joelho da perna de trás com o quadril e o joelho da perna da frente com o pé. Para fazer o movimento sem perder o equilíbrio, o segredo é a distância dos ombros. Quando começar o exercício, contraia os glúteos e o abdômen e deixe os braços esticados para frente.

Apoio

Prática errada

Para fortalecer os braços, não os deixe muito curvados e separados do tronco. Assim, a postura fica errada e os glúteos ficam muito para cima.

Prática correta

Pratique com quatro apoios. Aponte as duas mãos para frente e faça o movimento de descer e subir com os cotovelos bem fechados e juntos ao corpo. Puxe a barriga para dentro.

Crédito: Reprodução de vídeoA educadora física Raquel Quartiero

“Um erro que as pessoas cometem quando fazem exercícios sozinhas é o de realizarem exercícios isolados e não multiarticulares, ou seja, focam em um músculo apenas”, menciona a educadora.

Quartiero também indica praticar atividades de quatro a seis vezes por semana. “Não adianta treinar uma vez a cada duas semanas, por exemplo.” Além disso, é importante respeitar seus limites e seu nível (iniciante, intermediário ou avançado). “Se a pessoa não estiver preparada e fizer exercício de forma avançada, a lesão irá acontecer.”

Fonte: Catraca Livre

7 visualizações0 comentário
bottom of page