Confira 6 dicas para não pisar na jaca e exagerar na ceia de Natal


É uma tradição: na noite de Natal as famílias se reúnem para confraternizar juntas ao redor da mesa repleta de pratos típicos natalinos, petiscos e bebidas. São muitas tentações, mas é possível fazer uma ceia completa sem exagerar e se arrepender no dia seguinte, como prova a nutricionista Danielle Toledo, do Grupo Conexa, em seis dicas.


“Não será a ceia de Natal que destruirá de uma vez os esforços para uma alimentação saudável que duraram 12 meses. Porém, pequenas ações ajudam o organismo a entender o que está sendo ingerido e auxiliam no processo de alimentação, sem ceder à compulsão”, afirma a nutricionista.


Confira as dicas:

Tome chás após a ceia: Depois de uma noite inteira de comilança e bebidas à vontade, uma xícara de chá de camomila, hortelã, erva-cidreira ou raspas de gengibre ajudará no alívio da sensação de estômago cheio, além de acelerar o processo digestivo de alimentos que podem gerar desconforto estomacal. Alimente-se bem: Uma boa dica para evitar comer com os olhos na ceia de Natal é se alimentar bem ao longo do dia. Não pule refeições e faça lanches saudáveis, sem deixar o famoso espaço para se acabar na ceia. Capriche nas saladas: Colocar salada no prato é uma boa estratégia para evitar os exageros durante a noite. Ricas em fibras e vitaminas, elas ajudam a regular a fome e aumentar a saciedade. Foco durante a refeição: Durante a ceia, muitos estímulos podem tirar a atenção do prato: a conversa com os familiares, as notificações no celular e os presentes recebidos. Segundo a nutricionista, parte do processo de saciedade também se dá ao comer com atenção. Tente prestar atenção no sabor dos alimentos e comer apenas até se sentir saciado. Não exagere nos petiscos:Os petiscos e entradas, como queijos, azeitonas, salames e salpicão são muito atrativos, mas também bastante calóricos. Tente comê-los com moderação, afinal, a ceia virá em seguida. É possível experimentar tudo sem culpa, comendo um pouco de cada alimento. Beba com moderação: As bebidas alcoólicas, como o espumante, o vinho e a cerveja, costumam fazer parte das festividades, mas é importante apreciá-las com moderação. Uma boa dica é intercalar os drinques com um copo de água para manter o corpo hidratado e evitar a ressaca no dia seguinte. As bebidas fermentadas são as melhores escolhas pois têm um teor alcoólico menor que o dos destilados.. Tome chás após a ceia: Depois de uma noite inteira de comilança e bebidas à vontade, uma xícara de chá de camomila, hortelã, erva-cidreira ou raspas de gengibre ajudará no alívio da sensação de estômago cheio, além de acelerar o processo digestivo de alimentos que podem gerar desconforto estomacal. Alimente-se bem: Uma boa dica para evitar comer com os olhos na ceia de Natal é se alimentar bem ao longo do dia. Não pule refeições e faça lanches saudáveis, sem deixar o famoso espaço para se acabar na ceia. Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário