top of page

Condição rara faz jovem comer apenas 8 alimentos. Entenda



Já pensou ter que comer os mesmos alimentos pelo resto da vida? É o caso da estudante Jenna Gestetner, de 20 anos, diagnosticada com a síndrome de Ativação de Mastócitos (MCAS) em março de 2021. Por conta da condição, ela só pode se alimentar de oito tipos de alimentos.


A estadunidense apresentou os primeiros sinais do problema ainda quando criança, Jenna mantinha refeições diversificadas mas apresentava muitas reações físicas. Ela sentia cólicas, inchaço na barriga e náuseas após se alimentar. Vários problemas de saúde foram aventados por conta dos sintomas, o diagnóstico definitivo só veio aos 20 anos.


A MCAS é desencadeada pelos mastócitos, um tipo de glóbulo branco encontrado na pele, nos pulmões e intestino, que também está presente em vasos sanguíneos próximos a esses órgãos. As células dos pacientes com a síndrome começam a atacar substâncias inofensivas, confundido-as com toxinas.


Os sintomas da síndrome incluem:


  • Urticária;

  • Inchaço;

  • Pressão arterial baixa;

  • Dificuldade para respirar;

  • Diarreia grave após exposição a um alérgeno.


O tratamento da doença baseia-se, inicialmente, em anti-histamínicos e analgésicos para aliviar os sintomas imediatos. Em seguida, o médico fará um acompanhamento com o paciente para identificar o que está causando a reação alérgica, para avaliar o que ele pode ou não consumir.


Apenas 8 alimentos


Jenna conta que a vida social é impactada pelo problema. Ela, por exemplo, não costuma sair para lanchar com os amigos. Mas, em compensação, suas compras de mercado duram apenas três minutos.


Os alimentos permitidos para a estadunidense são peru, peixe, abobrinha, pepino, vagem, azeite, sal e limão. Devido à dieta restrita, a estudante precisa comer seis vezes ao dia para garantir nutrientes suficientes ao organismo.


Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page