top of page

Como é o trabalho do administrador hospitalar?

O trabalho do administrador hospitalar costuma não estar em grande evidência, por estar mais voltado a organização dos bastidores das instituições de saúde. O profissional é responsável por diferentes atividades relacionadas ao bom andamento das unidades hospitalares. Ou seja, cuida dos turnos dos médicos, estoque de produtos, insere novas tecnologias nos procedimentos e está sempre em busca da melhora da qualidade dos serviços prestados. Quem pretende seguir carreira na área deve buscar mais informações sobre o segmento e compreender de fato o que é a administração hospitalar e quais são as funções do profissional. Pensando nisso, separamos algumas características importantes sobre a administração hospitalar. Confira.

Domínio da legislação

Um fator que chama atenção na administração hospitalar é que o profissional deve ter amplos conhecimentos sobre a legislação para ambientes de saúde. Ela é bastante rígida e detalhada, sendo fundamental ter atenção em sua implementação. Além das regras relacionadas a organização, higiene e saúde, é necessário estar atento a legislação trabalhista dos funcionários, assim como a compra de equipamentos. Nesse sentido, o conhecimento do administrador hospitalar vai além do que é restrito ao campo da saúde, o que torna necessário expandir o olhar para outros segmentos. 

Atendimento humanizado

Uma das principais queixas dos pacientes é sobre o atendimento dos funcionários nos hospitais. É muito comum ouvir reclamações sobre o descaso e até mesmo maus-tratos nos procedimentos de saúde. Por conta disso, um grande desafio para os administradores é conseguir equilibrar as contas e motivar a equipe, trabalhando sempre em prol do melhor atendimento aos pacientes.

Qualificação profissional

Com tantas particularidades, o administrador hospitalar deve buscar conhecimentos específicos na área. Dessa forma, poderá adquirir o conhecimento teórico necessário para desenvolver estratégias bem embasadas, capazes de dar resultados satisfatórios, levando em consideração o contexto de necessidade de cada ambiente. Os profissionais podem optar pela graduação tecnológica em Gestão Hospitalar ou a pós-graduação em Gestão e/ou Administração Hospitalar, ambas com duração média de dois anos.

Fonte: Educa Mais Brasil

5 visualizações0 comentário
bottom of page