top of page

Comissárias de bordo revelam quais são os cinco locais mais sujos dentro dos aviões; veja lista



Embora equipes de limpeza atuem dentro das aeronaves, a frequência de uso e os milhares de passageiros diários tornam a higienização do ambiente um desafio. A oferta de limpeza, em alguns lugares específicos dos aviões, não consegue suprir a demanda de uso pelos viajantes.


Em estilo de 'confissão' à revista de viagens Travel and Leisure, comissários de bordo explicaram quais são os cinco lugares mais sujos nas aeronaves.


1. Folhetos de instrução


De acordo com a blogueira de viagens e comissária de bordo Josephine Remo, a parte mais suja dos aviões é o folheto de instruções que fica localizado na bolsa atrás das poltronas. “O lugar mais sujo de um avião é o cartão de instruções de segurança no bolso do assento”, disse Josephine Remo , comissária de bordo e blogueira de viagens, para a Travel + Leisure.


2. Compartimento de bagagem


Ainda segundo a comissária, outro lugar fundamental que às vezes escapa da equipe de limpeza é o compartimento de bagagens. Tocados por muitas pessoas, esse espaço é um local difícil de evitar, já que quase todo mundo opta ou precisa armazenar as malas. Nesse caso, o fundamental seria usar um paninho para abrir os compartimentos superiores e depois, se possível, um pouco de álcool nas mãos para garantir.


3. Bandejas


Em mais de 20 anos de trabalho na área, a comissária de bordo Sue Fogwell contou à Travel + Leisure que os passageiros deveriam limpar as bandejas, principalmente, antes de comer.


“Os passageiros geralmente sabem que os aviões estão cheios de sujeira, mas as bandejas vão além dos germes gerais”, contou Sue Fogwell.


4. Capas dos bancos


Ainda segundo a comissária, com alta demanda das viagens, as capas dos assentos nem sempre são substituídas ou limpas, o que costuma só acontecer mediante pedido. A dica para driblar essa situação é adquirir capas descartáveis ou reutilizáveis próprias que podem ser compradas em lojas.


5. Banheiro


Apesar dos banheiros serem limpos com frequência, os puxadores e maçanetas não são. Em outubro de 2023, uma repórter do Washington Post coletou amostras de um avião e descobriu que a torneira da pia do banheiro era o item mais sujo, seguido da bandeja de comida.


Outro aspecto que pode ser complicado é o gelo feito nos aviões. Um estudo conduzido pela Hunter College NYC Food Policy Center da City University de Nova York mostrou que água potável das aeronaves pode ser potencialmente perigosa. A análise pontuou 10 grandes companhias aéreas de 0 a 5 e descobriu que sete em cada 10 pontuaram três ou menos no que diz respeito à qualidade da água.


Fonte: O Globo

1 visualização0 comentário
bottom of page