top of page

Clássico natalino de Mariah Carey ajuda a baixar pressão, diz estudo



Sucessos como as músicas Então é Natal, interpretada pela cantora Simone, e All I Want For Christmas Is You, de Mariah Carey, estão eternizados como parte da trilha sonora oficial da maioria das casas ao redor do mundo nesse período do ano.


Pesquisadores da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, afirmam que, além de despertar nossas lembranças, músicas assim funcionam como um remédio natural para reduzir a pressão arterial e controlar o estresse no final do ano. O trabalho foi publicado nessa quinta-feira (22/12), na plataforma National Library of Medicine.


Relaxamento


Já estava provado por estudos anteriores que a música clássica reduz a pressão arterial e aumenta a satisfação com a vida. Os pesquisadores dinamarqueses tentaram verificar se as músicas natalinas tinham o mesmo efeito.


A pesquisa contou com dez participantes, sendo oito mulheres e dois homens. Eles tiveram a pressão arterial aferida antes e depois de escutarem músicas natalinas e responderam a um questionário com perguntas sobre seus hábitos no Natal e suas percepções a respeito do tal espírito natalino.


A pressão arterial dos voluntários ficou mais baixa depois que eles escutaram as músicas. A pressão arterial sistólica (a mais alta) caiu 3,5 mmHg e o nível de “humor natalino” subiu 0,8 ponto após a intervenção. “A música de Natal tem o potencial de reduzir a pressão arterial e aumentar o espírito natalino”, afirmaram os pesquisadores, em entrevista ao jornal britânico The Sun.


“Recomendamos colocar clássicos festivos durante todo o mês de dezembro para reduzir os níveis de estresse”, sugerem.

No repeat


All I Want For Christmas Is You foi lançada em 1994 e se consagrou como uma das canções de Natal mais tocadas em plataformas de streaming. Ela lidera o Top 50 Global do Spotfy nesta sexta-feira (23/12).


A lista do Spotify, que traz músicas de todos os gêneros musicais, é encabeçada por outros dois clássicos natalinos: Last Christmas, da dupla pop britânica Wham!, e Rockin’ Around the Christmas Tree, de Brenda Lee.


Fonte: G1

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page