top of page

Cinco motivos para incluir açaí na sua dieta imediatamente


 
 

Fruto típico da Região Norte do país, o açaí conquistou os quatro cantos do Brasil por ser saboroso, refrescante e muito saudável. O que poucos sabem é que ele foi reconhecido como um dos frutos com maior teor de antioxidantes do mundo, segundo ranking internacional.


Para quantificar a força antioxidante de vários alimentos, os cientistas usam o que é conhecido como ORAC (Oxygen Radical Absorbance Capacity, ou capacidade de absorção dos radicais oxigenados). O frutinho de cor roxa “gabaritou” o teste e tirou nota 10.


Há diversas vantagens saudáveis associadas a esse alimento, inclusive combater os radicais livres, retardando, também, o envelhecimento.


E não é só isso. Confira, abaixo, outros cinco motivos imperdíveis para colocar o açaí na sua rotina:


1. Benefícios na longevidade e prevenção de doenças crônicas: devido ao seu potente efeito antioxidante, há diminuição do envelhecimento celular a partir da queda dos danos oxidativos; 2. Potencial energético: o açaí tem muitos nutrientes, tendo sua principal fonte de energia proveniente de gorduras. Por isso, ele garante saciedade por mais tempo; 3. É refrescante e versátil; 4. O fruto apresenta atividade anti-inflamatória, por causa da inibição de precursores pró-inflamatórios, como COX-1 e COX-2; 5. É rico em fibras: ou seja, ajuda no funcionamento intestinal, na redução do colesterol e saciedade.


Vale frisar, porém, que todos esses benefícios são obtidos com o consumo do fruto. Quanto mais próximo ao natural, mais saudável será. É importante optar por complementos que auxiliem no seu valor nutricional, evitando adicionar xaropes, açúcares refinados e semelhantes. Algumas opções que combinam são granola, aveia e frutas, como tâmara ou banana.


Fonte: Metrópoles

7 visualizações0 comentário
bottom of page