top of page

Cinco marcadores para afastar a doença cardíaca e o diabetes

Pelo rastreamento de cinco marcadores simples – tamanho da cintura, pressão arterial, HDL, triglicerídeos, glicose e hemoglobina glicosilada (HbA1C) – nas consultas, os médicos podem identificar adultos de alto risco que precisam melhorar seu estilo de vida para prevenir a doença cardiovascular ou o diabetes tipo 2.

Esta é a principal mensagem de novas diretrizes clínicas – “Prevenção primária da doença vascular e do diabetes tipo 2 em pacientes com risco metabólico” – emitidas pela Endocrine Society e publicadas on-line em 31 de julho no periódico Journal of Clinical Endocrinology and Metabolism.

“Os médicos não têm feito o suficiente para medir a circunferência da cintura, mas isso é fundamental para a identificar mais precocemente os pacientes com risco metabólico e prevenir mais casos de doença cardíaca e diabetes”, disse o diretor do comitê de redação Dr. James L. Rosenzweig, médico do Hebrew Rehabilitation Hospital, nos Estados Unidos, em um comunicado da Endocrine Society.

“Reforçamos a importância das modificações de estilo de vida, dos hábitos alimentares e comportamentais como sendo o tratamento de primeira linha”, destacou o Dr. James.

“No entanto, caso os objetivos não sejam alcançados somente com as alterações de estilo de vida, o tratamento com medicamentos é adequado.”

Reduzir o tempo de sedentarismo e perder 5% do peso

As novas diretrizes, copatrocinadas pela American Diabetes Association e pela European Society of Endocrinology, se destinam aos médicos do atendimento primário, aos endocrinologistas, aos geriatras e aos cardiologistas.

“Em pessoas com 40 a 75 anos de idade, no consultório”, diz o relatório, “sugerimos que os médicos verifiquem os cinco componentes do risco metabólico durante a consulta”.

Identificar “pelo menos três componentes alterados deve alertar especificamente o médico para o risco metabólico do paciente (aumento do risco de doença cardiovascular aterosclerótica e diabetes tipo 2)”, dizem as diretrizes.

Embora as evidências tenham sugerido que os pacientes entre a quarta e a metade da sétima décadas de vida sejam os que obteriam maior benefício, outros pacientes, especialmente os mais jovens, também podem se beneficiar da identificação precoce do risco de doença cardíaca e diabetes, modificando seus hábitos alimentares e de atividades físicas para diminuir o risco, acrescentam as orientações.

Os cinco fatores de risco são:

  1. Aumento da pressão arterial

  2. ≥ 130 mmHg sistólica e/ou diastólica ≥ 80 mmHg

  3. Aumento da circunferência abdominal

  4. Não asiáticos: ≥ 102 cm para os homens e ≥ 88 cm para as mulheres

  5. Asiáticos ≥ 90 cm para os homens ≥ 80 cm para as mulheres

  6. Níveis elevados de triglicerídeos em jejum

  7. ≥ 150 mg/dL

  8. HDL baixo

  9. < 40 mg/dL para os homens ou

  10. < 50 mg/dL para as mulheres

  11. Glicemia elevada

  12. HbA1C ≥ 5,7% a 6,4%, ou seja,

  13. Glicemia de jejum ≥ 100 mg/dL

5 visualizações0 comentário
bottom of page