Cinco dicas para se chegar aos 100 anos de idade com saúde

Envelhecer é uma realidade. Todos estamos experimentando ou iremos experimentar essa fase da vida em breve, pois o tempo voa. Já o envelhecimento saudável e sem esforço é um privilégio para poucos e, na maioria das vezes, se deve a um favorecimento genético de fábrica. Tanto é assim que as pessoas que já passaram dos 100 anos e gozam de boa saúde, costumam virar personagem de vídeos nas redes sociais ou nas reportagens de jornais.

Os “segredos” contados para chegar aos 100 anos vão desde ter uma vida serena, tomar café todo dia, acordar cedo e viver em contato com a natureza. Para a maioria de nós, termos um envelhecimento saudável precisa dedicação a esse propósito. Precisamos nos cuidar. Precisamos ser um terreno fértil para que a possibilidade de envelhecer bem chegue e queira ficar.

Então, existe um caminho para o envelhecimento saudável?

Vamos imaginar que envelhecer bem, de forma ativa, com saúde e alegria seja o nosso objetivo. Esse objetivo será então nosso pote de ouro que está em algum lugar à nossa frente. Para algumas pessoas que sempre tiveram o hábito de se cuidar, o caminho para este tesouro é curto e em linha reta, considerando que não haverá surpresas desagradáveis no percurso.

Para a maioria, entretanto,  que em alguns momentos fazem tudo direitinho e, em outros, literalmente, “chutam o balde”, o caminho tem algumas curvas, subidas e descidas. O importante mesmo é a direção, é sabermos aonde queremos chegar.

 Se você já escolheu sua direção e quer envelhecer bem, aí vão algumas sugestões que irão de ajudar na estrada.1- Mantenha-se ativo. Procure inserir exercícios físicos em sua rotina. Escolha o exercício que mais lhe dê prazer mas, para um envelhecimento saudável, é imprescindível trabalharmos os músculos. Tanto a musculação quanto o pilates são boas modalidades para este objetivo. Exercite os músculos centrais do corpo: abdome, costas e glúteos, para evitar dores na coluna. Exercite os membros (pernas e braços) para manter a força necessária à realização de suas atividades. Além dos exercícios físicos, mantenha uma vida ativa. Ande, suba escadas, saia de casa. Evite ficar muito tempo deitado, vendo TV ou até lendo artigos (rs).

2- Alimente-sem bem. Busque uma dieta saudável. Evite alimentos industrializados, enlatados, empacotados. Procure comer mais alimentos que vêm do açougue, da peixaria e do hortifrúti. Inclua frutas e verduras na sua alimentação, mas até para as frutas não se pode haver excesso para quem está acima do peso ou é diabético. Não se esqueça das proteínas. Com o passar da idade, as pessoas costumam comer menos carne e ovos. Coma algo em torno de seu peso + 20% de proteína (em grama e não quilos, claro!) ao dia. Se você pesa 60kgs, coma 72g de proteína ao dia. Um nutricionista ou um médico podem te ajudar nesse cálculo. 

3- Cuide de sua visão e audição. Se você já passou dos 40 anos, procure um oftalmologista, provavelmente você já está tendo dificuldade para ler ou enxergar as coisas que estão perto com nitidez. Se você é diabético, precisa ir ao oftalmologista anualmente ou semestralmente. Se você já percebe alguma perda auditiva, procure um otorrinolaringologista e, não use cotonetes! Eles são a principal causa das rolhas de cêra. Lave os ouvidos e seque-os com um pano ou toalha fina.

4- Preserve sua saúde mental. A atividade física e a boa alimentação já ajudam muito na saúde mental. Estimule seu cérebro através da leitura, ler rompe horizontes e nos traz alegria. Tenha tempo para você e use esse tempo como preferir. Medite, reze, saia para dar uma volta e arejar a cabeça. Se se sentir sem energia ou se não consegue ver alegria em nada, procure ajuda profissional, não espere.

5- Socialize e conviva. Está comprovado que quem preserva a convivência vive mais e melhor. Converse, passeie, entre para um curso, viaje. Uma das palavras mais bonitas do dicionário é CONVIVER: Do latim, convivere, dividir a vida, viver com, ter uma vida em comum.

Fonte: Uai

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