top of page

Cinco capitais interrompem vacinação contra Covid-19 por falta de doses


 
 

Ao menos cinco capitais – Rio Branco, Rio de Janeiro, João Pessoa, Macapá e Aracaju – interromperam a aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 porque o estoque acabou. Além dessas quatro cidades, Maceió havia anunciado nesta segunda-feira (15) que começaria a vacinar um novo grupo etário nesta terça-feira (16), o que não aconteceu (leia mais abaixo).


Esta não é a primeira vez em que capitais interrompem a aplicação de imunizantes desde o início da vacinação, em janeiro. Em fevereiro, os baixos estoques levaram à suspensão ou à restrição de aplicação de doses em cidades como Salvador, Campo Grande, Curitiba e Fortaleza.

Até esta terça, o Brasil aplicou ao menos uma dose de vacina conta Covid-19 em cerca de 10 milhões de pessoas, o que equivale a 4,7% da população do país.

Segundo dados do Ministério da Saúde, até esta segunda foram distribuídas 20 milhões de doses aos estados.

Em janeiro e fevereiro, o país recebeu 16,9 milhões de doses das vacinas CoronaVac e AstraZeneca/Oxford.

De acordo com o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuello, a previsão é que o Brasil encerre o mês de março com mais 38 milhões de doses. Capitais que suspenderam a aplicação da 1ª dose

  • Rio de Janeiro – a prefeitura anunciou a suspensão de vacinação na quinta-feira (11). A cidade iria começar a vacinar quem tem 75 anos, mas isso não foi possível. A segunda dose está garantida para quem já recebeu a primeira.

  • Rio Branco – suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 71 anos ou mais na sexta-feira (12). Os estoques acabaram antes que todo o público-alvo fosse imunizado. A segunda dose está garantida para quem tomou a primeira e agendou a segunda etapa da imunização.

  • Aracaju – informou na noite de segunda-feira (15) a suspensão da aplicação da primeira dose da vacina em idosos de 75 anos ou mais antes de concluir a vacinação de todo o público estimado. A segunda dose está garantida para idosos acamados e profissionais de saúde que já receberam a primeira.

  • João Pessoa – suspendeu a aplicação da vacina na manhã de terça-feira (16) enquanto a população de 71 ou mais era vacinada. A prefeitura condiciona a retomada da vacinação ao recebimento de novas doses pelo estado, o que está previsto para esta quarta-feira (17).

  • Macapá – suspendeu a aplicação da primeira dose da vacina na segunda-feira (15). Seguem sendo imunizados apenas os idosos acima de 85 anos que estavam com a 2ª dose agendada, das quais as vacinas foram reservadas. A 2ª dose segue sendo aplicada em idosos e profissionais da saúde.

Em Maceió, os idosos até 75 anos foram vacinados até este domingo (14), e a prefeitura anunciou nesta segunda que um novo grupo – ainda não definido – começaria a ser vacinado nesta terça, o que não havia ocorrido ocorreu até a última atualização desta reportagem. A Secretaria Municipal de Saúde da capital alagoana informou que a cidade tem doses dos imunizantes para recomeçar a vacinação nesta quarta. O G1 questionou o Ministério da Saúde sobre as novas interrupções da vacinação contra Covid-19 em capitais, mas não havia obtido resposta até a última atualização desta reportagem.

Nesta segunda, o Instituto Butantan enviou ao ministério um lote com 3,3 milhões de doses da CoronaVac. Questionada sobre a data em que essas novas doses devem ser enviadas aos estados, a pasta também não retornou.


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page