Cigarro e vaporizador podem aumentar risco de infecção por Covid-19

Fumaça está ligada à inflamação pulmonar e diminuição da função imunológica

Fumar, seja cigarros tradicionais ou eletrônicos, pode tornar a pessoa mais vulnerável a infecções graves pelo novo coronavírus, segundo especialistas. Embora não tenha muitos estudos que façam essa ligação especificamente, as evidências sugerem que o tabagismo prejudica a função imune do pulmão, desencadeando a inflamação.

Fumantes de longa data e usuários dos vaporizadores correm um risco maior de desenvolver doenças pulmonares crônicas, que são associadas a casos mais graves de Covid-19. Portanto, os cientistas concluem que é razoável supor que fumar poderia aumentar o risco de desenvolver uma infecção mais grave.

“Todas essas coisas me fazem acreditar que teremos casos mais graves, especialmente em pessoas que são fumantes”, afirmou Melodi Pirzada, chefe de pneumologia pediátrica do Hospital Winthrop da NYU. Pouquíssimas pesquisas analisaram diretamente a ligação. Um estudo na China, por exemplo, descobriu que os homens eram um pouco mais propensos do que mulheres a serem hospitalizados por coronavírus. Os pesquisadores dizem que essa observação pode estar relacionada ao fato de os homens do país fumam mais que as mulheres.

Existe uma grande literatura científica que mostra que fumar inflama os pulmões e diminui a função imunológica. “Sabemos que fumar regularmente inibe a liberação ciliar das vias aéreas”, afirmou Pirzada. Os cílios são estruturas responsáveis por retirar as toxinas e o muco das vias aéreas e limpar os pulmões.

“As pessoas que fumam são imunossuprimidas até certo ponto. Eles produzem mais muco e não limpam os pulmões. Existem mudanças pró-inflamatórias, células imunes também são alteradas. E tudo isso faz com é mais provável que tenham um resultado pior ao obter o vírus”, afirmou Robert Tarran, professor de biologia celular e fisiologia em Chapel Hill.

Portanto, apesar de nenhum estudo mostrar a ligação direta entre fumar e a gravidade da Covid-19, os dados causados por essa prática estão provados, e podem realmente ter influência, já que prejudicam o sistema imunológico.

Fonte: Olhar Digital

#coronavirus #infecção #risco #vaporizador

4 visualizações

© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Facebook
  • Instagram