Cientistas testam spray para recuperar perda de olfato após Covid


 
 

Antes de as variantes do coronavírus dominarem o mundo e mudarem o perfil de sintomas dos infectados, a maioria dos pacientes com Covid-19 – inclusive aqueles que tiveram apenas sinais leves da doença – apresentaram perda de olfato e paladar. Muitos dos contaminados sofrem, até hoje, com o problema, mesmo depois de meses após o diagnóstico.


Pesquisadores da University of East Anglia (UEA), no Reino Unido, estão testando um spray nasal com vitamina A para tentar reparar os tecidos destruídos pelo coronavírus no nariz. A substância, que é normalmente associada à visão e está presente em alimentos como cenoura, laranja e ovos, também é importante para o funcionamento do sistema imunológico e da pele de algumas partes do corpo.


A perda de olfato também é comum entre sintomas gripais decorrentes de infecções provocadas pelos demais vírus. Outro quadro que pode acontecer em razão da Covid-19 é a parosmia, quando os cheiros ficam confusos e diferentes.


O estudo da UEA está sendo financiado pelo governo britânico, e deve começar a recrutar voluntários em dezembro. Por enquanto, o tratamento-padrão para pessoas com o sintoma é a fisioterapia e, em alguns casos, o uso de esteroides.


Fonte: Metrópoles

6 visualizações0 comentário