top of page

Cientistas testam remédio que impede Sars-CoV-2 de infectar célula humana

Uma equipe liderada por pesquisadores da Universidade da Colúmbia Britânica, no Canadá, está estudando um medicamento experimental que bloqueia a “porta de entrada” que o Sars-CoV-2 usa para infectar as células humanas. A descoberta, publicada no periódico Cell, pode ser um tratamento promissor contra o novo coronavírus, causador da Covid-19.

“Esperamos que nossos resultados tenham implicações no desenvolvimento de um novo medicamento para o tratamento dessa pandemia sem precedentes”, afirmou Josef Penninger, líder da pesquisa, em comunicado.

Segundo a equipe, o foco de estudos é uma proteína da superfície da membrana celular conhecida como ACE2. Ela é a parte das nossas células que funciona como recceptora da proteína spike do novo coronavírus — e é por meio dela que o Sars-CoV-2 entra no nosso corpo.

Em uma pesquisa anterior, os cientistas descobriram que a ACE2 é a principal receptora do coronavírus causador da SARS, doença respiratória viral que atingiu o mundo em 2003. Além disso, a equipe relacionou essa proteína a doenças cardiovasculares e insuficiência pulmonar causadas pela infecção.

“Nosso novo estudo fornece evidências diretas muito necessárias de que um medicamento chamado de APN01, que será testado em ensaios clínicos pela empresa europeia de biotecnologia Apeiron Biologics, será útil como terapia antiviral para Covid-19”, observou Art Slutsky, coautor do estudo.

Os especialistas estão otimistas porque em testes realizados com culturas celulares, o APN01 se mostrou promissor contra o novo coronavírus. De acordo com a equipe, a droga diminuiu o grau clínico de infecção por Sars-CoV-2 em réplicas de tecidos humanos feitas em laboratório.

“Nosso trabalho ajudou a identificar rapidamente o ACE2 como o porta de entrada para o Sars-CoV-2, o que explica muito sobre a doença”, disse Penninger. “Agora sabemos que [o medicamento testado] pode ser de fato uma terapia real que visa especificamente a porta por onde o vírus entra para nos infectar. Há esperança para esta pandemia horrível.”

Fonte: Revista Galileu

3 visualizações0 comentário
bottom of page