top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Cientistas indicam hábito que deve ser evitado se você tem insônia



Um novo estudo descreve como os insones podem piorar sua condição de saúde: basta ficar olhando o relógio na hora de dormir.



Os pesquisadores descobriram que o comportamento de checar o horário piora a insônia e seus aborrecimentos associados. “As pessoas ficam preocupadas com o fato de não estarem dormindo o suficiente, então começam a estimar quanto tempo levarão para voltar a dormir e quando precisam acordar”, diz o psicólogo clínico Spencer Dawson, da Indiana University Bloomington, dos Estados Unidos.


Método


O grupo de pesquisadores liderado por ele analisou dados sobre o sono de 4.886 pacientes atendidos em um centro médico do Arizona. As perguntas avaliavam a gravidade da insônia, o tempo gasto monitorando o comportamento enquanto tentavam dormir e o uso de medicamentos prescritos por médicos.


“Descobrimos que o comportamento de monitoramento do tempo tem um efeito principalmente no uso de medicamentos para dormir porque exacerba os sintomas de insônia”, diz Dawson. A frustração por não conseguir pegar no sono, observaram os pesquisadores, leva as pessoas a recorrerem aos remédios. A ansiedade gerada pelo avançar das horas atrapalha ainda mais o sono.


Modo soneca


Os pesquisadores recomendaram terapias específicas – reestruturação cognitiva ou abordagem do processamento emocional – para aliviar a frustração, o que evitaria o uso de medicamentos.


“Uma coisa que as pessoas poderiam fazer seria virar ou cobrir o relógio, abandonar o relógio inteligente, afastar o telefone para simplesmente não verificar a hora”, diz Dawson.


A pesquisa foi publicada no Primary Care Companion for CNS Disorders.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page