top of page

Cientistas descobrem novo efeito colateral da pílula anticoncepcional



Cientistas da Universidade de Melbourne, na Austrália, afirmam ter descoberto um novo efeito colateral relacionado ao uso da pílula anticoncepcional. Os resultados do estudo mundial foram publicados na revista Adaptive Human Behavior and Physiology, em 16 de agosto.


Os pesquisadores pediram que 278 estudantes de 21 países respondessem a um questionário sobre autoestima, desejo sexual e motivação ao longo de um ciclo menstrual de 28 dias. Entre as participantes, 86 tomavam pílula anticoncepcional ou usavam outra forma de contracepção como adesivo ou implante hormonal, e 192 não usavam métodos hormonais.


As mulheres com um ciclo regular, e sem interferência de hormônios artificiais, sentiam-se mais confiantes, motivadas e competitivas no meio do ciclo menstrual, durante o período de ovulação.


Por outro lado, as participantes que usavam a pílula anticoncepcional disseram se sentir menos competitivas e tinham impulsos motivacionais em média seis vezes mais “achatados” em comparação com as outras, durante a mesma época do mês.


É a primeira vez que um estudo relaciona a motivação das mulheres, importante para alcançar objetivos, ao ciclo menstrual. Isso sugere que o meio do ciclo pode ser o momento ideal para as que não usam métodos hormonais marcarem uma entrevista de emprego ou se proporem a realizar tarefas desafiadoras, por exemplo.


“Ao longo de gerações de mulheres, evoluímos para ter essas flutuações que beneficiam diferentes objetivos ou resultados. Os hormônios estão fazendo isso com nossos corpos porque as pessoas não podem competir o tempo todo. Precisamos fazer outras coisas, como comer e dormir”, disse a autora do estudo Lindsie Arthur-Hulme, ao portal australiano WA Today.

Lindsie reconhece que o estudo tem algumas limitações e o tema precisa ser mais explorado. A pesquisa foi feita com uma quantidade limitada de participantes e apenas de forma observacional.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page