top of page

Cantora fica cega de um olho após uso incorreto de lente de contato



A cantora Simone Ribeiro, 53 anos, perdeu a visão de um dos olhos devido ao uso incorreto de lentes de contato. “É impressionante como é agressivo. Fiquei cega de um dia para o outro”, lembra a moradora do Distrito Federal.


Simone soube no início da vida adulta que precisaria de correção visual, mas não gostava de sua aparência com óculos e optou por usar lentes de contato. No entanto, por ter descuidado da higiene, ela pegou uma bactéria agressiva em outubro do ano pssado. “Eu dormia com a lente, ficava cinco meses usando a mesma lente. Pingava soro fisiológico diretamente no olho e não atentava para a gravidade de nada disso”, conta a cantora.


Segundo a oftalmologista Nubia Vanessa, do CBV-Hospital de Olhos, muitos usuários de lentes de contato ainda não se importam tanto com os cuidados necessários para a utilização de lentes. “O uso incorreto pode levar a infecções e até à perda da visão nos casos mais graves”, afirma a especialista.


De acordo com a oftalmologista, caso apareçam sintomas como vermelhidão, irritação, visão turva ou desconforto nos olhos, é preciso remover imediatamente as lentes e marcar uma consulta médica. “Os usuários de lentes de contato precisam de acompanhamento regular para garantir uma visão saudável e sem complicações”, diz Nubia.


Úlcera na córnea


“Um dia acordei e meu olho direito estava verde. Depois, foi ficando branco. Com dificuldades para enxergar, fui para a emergência do Hospital de Base. Lá o médico disse que havia risco de substituírem meu olho por uma prótese“, lembra.


A cantora foi diagnosticada com uma úlcera de córnea e fez um tratamento de cinco meses com antibióticos manipulados para eliminar a bactéria. Embora o olho tenha sido preservado, a visão foi perdida.

“A úlcera foi totalmente curada, mas agora estou na fila do transplante de córnea. Infelizmente, a fila anda muito devagar, mas tenho fé que vou conseguir”, diz ela. A fila de transplante de córneas é a segunda maior do país, com cerca de 25 mil pessoas esperando. Caso seja encontrado um doador compatível, ela tem 90% de chance de voltar a enxergar.

Cuidados com a lente de contato


Enquanto isso, Simone segue usando lente no olho esquerdo, mas agora é extremamente cuidadosa com a higienização.


A oftalmologista Nubia recomenda que todos usuários de lente de contato estejam atentos a sete passos essenciais:

  1. Fazer consultas regulares com um oftalmologista;

  2. Lavar as mãos antes do manuseio das lentes;

  3. Seguir as instruções do fabricante;

  4. Evitar o uso prolongado;

  5. Armazenar em um estojo limpo;

  6. Nunca dormir com a lente de contato;

  7. Não entrar em lagoa, piscina, praia com as correções.


Fonte: Metrópoles

5 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page