Cansaço mental? Saiba o que fazer para o seu cérebro relaxar


 
 

Quando se aproxima o fim de ano, logo vêm à mente festividades, confraternizações e reuniões com familiares e amigos. No entanto, não são poucos os que chegam ao Natal e ao Ano-Novo exaustos por conta do acúmulo de atividades executadas nos meses anteriores e pela correria que caracteriza o mês de dezembro.


A neurocientista Livia Ciacci, do grupo Supera, explica que a exposição a longos períodos de trabalho ou estudo sem pausas provocam cansaço mental e prejudicam a saúde e o bem estar em vários aspectos. “A pessoa se mantém em um ritmo de cobrança constante e vai se tornando cada vez mais sensível aos estímulos, o que a leva a momentos de irritação em circunstâncias que, normalmente, não se irritaria”, detalha.


Segundo a especialista, quando as pausas não são feitas, o cérebro passa a entender tudo como ameaça e pressão. “O estado de alerta aumenta e faz o corpo liberar hormônios, como a adrenalina, que contrai os músculos. Além do cansaço mental, vem o físico, pois músculos contraídos resultam em dores”, explica Ciacci.


Como conseguir desacelerar o cérebro

A neurocientista afirma que, para descansar o cérebro, são necessários estímulos diferentes daqueles que já estão inseridos na rotina. Segundo ela, vale se dedicar a aprender uma nova língua, montar um quebra-cabeça ou estar com amigos. “A atividade mental rotineira não é suficiente para gerar mudanças de neuroplasticidade, para construir vias expressas. Isso é feito com esforço mental, por isso também precisamos exercitar o cérebro”, explica Ciacci.


Vantagens de um cérebro “descansado”

1. Melhora a tomada de decisão

Vários experimentos demonstram que a fadiga faz com que nossas decisões sejam ruins, algo que é levado muito a sério em algumas profissões, como a dos pilotos de avião.


2. Memoriza com mais facilidade

As emoções e o estado de ânimo influenciam diretamente na capacidade de memorização de episódios e informações. Logo, quanto mais cansado estiver, menos memória à disposição terá.


3. Maior criatividade

Criatividade é uma ação que depende de processamentos em segundo plano, fora da consciência, e eles acontecem principalmente nos momentos de descanso.

4. Prevenção ao Alzheimer

Manter um ritmo saudável de descanso e sono facilita os processos de limpeza dos restos metabólicos que ficam no tecido cerebral após atividade mental intensa, o que previne desordens como o Alzheimer.


5. Mais amigos

Um cérebro descansado torna a pessoa mais bem-humorada e capaz de se socializar melhor, uma vez que terá mais chances de ver a vida com empolgação.


Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário