top of page

Cães 'terapeutas' alegram pacientes internados em hospital de Aparecida de Goiânia



Os pacientes de um hospital de Aparecida de Goiânia, na região Metropolitana da capital, ficaram encantados com a visita de cães ‘terapeutas’ nesta quinta-feira (24). Os animais andaram pelos corredores levando alegria aos pacientes.

Hiena, Sirius, Layka, Sansão e Lord chegaram fantasiados no hospital, uma estava de enfermeira, outra de abelinha e até com roupinhas. Eles andaram pelas enfermarias e Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e divertiram pacientes, acompanhantes e profissionais. A coordenadora do departamento de humanização, do Hospital Municipal de Aparecida - Íris Rezende Machado (HMAP), Núbia Rodrigues Alves, conta que a terapia com cães ajuda a diminuir o estresse e a ansiedade dos pacientes.

"É um dia feliz para os pacientes e é um suporte a mais para eles que estão ali se recuperando. A equipe se sente acolhida, é um momento de diversão e eles interagem melhorando assim o estado geral deles. Dá um pouco mais de ânimo", conta Núbia. Núbia conta que a presença dos cães ajuda até mesmo no sistema imunológico dos pacientes e que o ambiente do hospital fica mais descontraído. "Muda a rotina do hospital, os pacientes levantam, se animam e ficam mais dispostos. O clima fica menos hostil e mais amigável, afetuoso", diz a coordenadora. Ela conta que os cachorros também se divertem e interagem com os pacientes. Um deles, até brincou com uma bolinha nos corredores do hospital. "Uma senhora se emocionou ao ver os cães, outros fazem carinho neles e abraçam. Isso ajuda muito os pacientes tanto para o bem-estar físico quando o emocional", conta ela.

A ação foi promovida pela primeira vez no hospital e é feita por voluntários. Segundo o hospital, os animais são mansos, tranquilos e estão acostumados a visitarem outras unidades de saúde. "É tudo muito bem organizado, os cães são vacinados, vermifugados e passam por um banho antes de chegarem na unidade", diz ela. Fonte: G1

5 visualizações0 comentário
bottom of page