top of page

Câncer de pulmão: 8 sintomas da doença que acometeu atriz Kate Micucci, de 'The Big Bang Theory'



A atriz, Kate Micucci, 43, que interpretou Lucy no programa de comédia The Big Bang Theory, usou suas redes sociais para confirmar que estava se recuperando de uma cirurgia inesperada que precisou fazer após ser diagnosticada com câncer de pulmão. Segundo a artista, os médicos detectaram a doença bem cedo.


“É muito estranho porque nunca fumei um cigarro por dia na minha vida. Então, foi uma surpresa, mas também acho que acontece. A melhor notícia é que eles perceberam cedo, conseguiram. Estou bem”, disse a atriz.


O câncer de pulmão é considerado um dos mais letais no mundo. Ocupa o primeiro lugar em letalidade entre os homens e o segundo entre as mulheres, segundo estimativas mundiais de 2020. A grande maioria dos casos (84%) ainda é diagnosticada em estágio tardio, o que explica, em parte, a alta taxa de letalidade da doença.


A condição é a quinta com maior incidência no Brasil, perdendo para o câncer de pele não melanoma, câncer de mama, próstata e cólon e reto, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Estima-se que esse tipo de tumor é responsável por 4,6% dos casos de câncer registrados no país.


A principal causa do câncer de pulmão é o tabagismo ou a exposição ao fumo passivo. Embora os sintomas da doença tenham maior probabilidade de aparecer em uma fase mais avançada da doença, é importante estar atento ao seu surgimento.


O risco de câncer de pulmão aumenta com o tempo e o número de cigarros que o paciente fumou. Parar de fumar, mesmo depois de muito tempo de fumo, pode reduzir significamente os riscos de desenvolver o câncer.


Segundo Micucci, o câncer foi detectado depois que ela fez um exame de sangue e o resultado foi além do esperado. Ela então levou os resultados a um médico preventivo e fez mais exames. “Ele examinou meu coração e foi aí que a mancha em meu pulmão foi notada”, disse.


Existem 8 sintomas cruciais de câncer de pulmão a serem observados. São eles:


  • Tosse persistente

  • Tossindo sangue, mesmo que seja uma pequena quantidade

  • Falta de ar

  • Dor no peito

  • Rouquidão

  • Perder peso sem tentar

  • Dor no osso

  • Dor de cabeça


Outros sintomas da doença são emagrecimento não explicado, perda de apetite, fadiga e pneumonia recorrente ou bronquite.


Embora ainda seja um dos tumores mais letais, o tratamento do câncer de pulmão melhorou muito nos últimos anos. Para pacientes diagnosticados em estágio precoce – I ou II -, o tratamento é quase sempre cirúrgico. Em muitos casos, também é recomendada quimioterapia depois da cirurgia, para reduzir a taxa de recorrência da doença.


Fonte: O Globo

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page