Brasil registra 15 mil novos casos de câncer de boca; homens são os mais afetados



Muitos brasileiros não cumprem o recomendado de ir regularmente ao dentista, o que faz engrossar as estatísticas do câncer de boca no Brasil. Embora não seja um dos principais tipos de câncer, essa doença é bastante comum.


São mais de 15 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Estima-se que a grande maioria dos registros da doença aconteçam nos homens, ou seja, mais de 11 mil registros. O número de mortes causadas pela doença também assusta, quase 6.500 óbitos.


Márcia Gabriella Barros Mule, especialista em radiologia odontológica e em saúde bucal, explica que tabagismo, consumo regular de bebidas alcoólicas, exposição ao sol sem proteção que representa risco importante para o câncer de lábios, excesso de gordura corporal, exposição a solventes orgânicos e agrotóxico são fatores que contribuem para o aumento da doença.


“Mais de 50% dos casos são descobertos com estágio bem avançado, por isso qualquer sinal de nódulos no pescoço, aftas que não saram, rouquidão, sangue na saliva, dificuldade de engolir, procure um especialista, para fazer o diagnóstico correto”, orienta.


Fonte: Folha Vitória

4 visualizações0 comentário