top of page

Brad Pitt diz ter cegueira facial. Entenda o que é a doença



O ator Brad Pitt comentou, em entrevista recente à revista norte-americana GQ, que sua reputação de distante e egocêntrico pode estar relacionada a uma condição de saúde não diagnosticada. O astro suspeita que sofre de prosopagnosia, também conhecida como cegueira facial.


A prosopagnosia é um distúrbio neurológico que atrapalha na capacidade de reconhecer pessoas, mesmo que elas sejam próximas. Indivíduos com a condição não conseguem identificar os traços do rosto dos outros e costumam identificá-los por meio de outras características, como o cabelo, as roupas ou a voz.


O distúrbio pode afetar pessoas de todas as idades, sendo mais frequente em decorrência de traumas cerebrais, AVC, Alzheimer, esquizofrenia e depressão. A cegueira facial também pode ser congênita, devido a fatores genéticos.


A condição pode dificultar a interação social e até provocar ansiedade e depressão.


De acordo com estimativas do Centro de Pesquisa em Prosopagnosia dos Estados Unidos, uma a cada 50 pessoas é afetada pela cegueira facial, mas nem todos os casos são diagnosticados facilmente.


Os casos ainda são subnotificados, uma vez que o distúrbio é pouco conhecido e atribuído à memória ruim. Entretanto, especialistas ressaltam que a prosopagnosia não tem nenhuma relação com a inteligência ou a memória em seu sentido amplo.


Diagnóstico


O diagnóstico de cegueira facial é feito por um neurologista ou neuropsicólogo. A análise é feita por meio de testes que examinam a capacidade de identificação de rostos familiares, famosos e desconhecidos. O paciente é instruído a detectar diferenças nas características entre as pessoas ou nuances das expressões faciais.


Além disso, o médico pode solicitar exames de imagem como ressonância magnética ou tomografia computadorizada. Desse modo, ele pode verificar alterações na área do cérebro responsável pelo sistema cognitivo visual.


Tratamento


O tratamento da prosopagnosia é realizado pelos mesmos profissionais responsáveis pelo diagnóstico. Embora não haja cura, o tratamento auxilia o paciente a desenvolver estratégias identificar pessoas. Quem apresenta ansiedade ou depressão decorrentes da cegueira facial pode ser medicados com ansiolíticos ou antidepressivos


No caso de prosopagnosia causada por danos cerebrais, como AVC e doenças neurológicas, o profissional da saúde deve realizar o tratamento de acordo com o tipo de lesão no cérebro.

Fonte: Metrópoles

13 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page