Equipes do Corpo de Bombeiros combateram um incêndio na Santa Casa de Belo Horizonte, no bairro Santa Efigênia, Região Leste da capital, na noite desta segunda-feira (27). O hospital precisou ser evacuado.
"Esse incêndio se iniciou no 10º andar, onde funciona o CTI desse hospital e teria sido provocado, a princípio, devido a um vazamento de O2 (oxigênio) combinado com a pane, um colapso de um determinado equipamento. Imediatamente, as equipes do Corpo de Bombeiros realizaram o combate ao incêndio e evacuaram todo o hospital, especialmente aquelas pessoas que poderiam ser evacuadas naquele momento. O incêndio já foi debelado, não existe risco e não existe o registro de vítimas", explicou o tenente Pedro Aihara , porta-voz do Corpo de Bombeiros. Dez viaturas dos bombeiros estiveram no local, na avenida Francisco Sales. Equipes da Polícia Militar, BHTrans e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram empenhadas na área, e o trânsito no entorno precisou ser interditado. Trabalhos dos brigadistas Durante coletiva, o diretor jurídico da Santa Casa, João Costa Aguiar Filho, disse que o início do combate do incêndio foi realizado por brigadistas. "No momento nós temos 563 brigadistas. Só neste andar (10º), nós temos 13 brigadistas que atuaram diretamente e imediatamente. É um pesar, um acidente grave que nós não esperávamos que ocorresse", afirmou. Segundo ele, o incêndio aconteceu no quarto 61 do 10º andar . Pacientes deste andar e do 9º foram retirados da unidade de saúde. "Como são pacientes de CTI, nós tivemos que transferir alguns pacientes. Nós temos, neste momento, 15 pacientes no Hospital João XXIII, nós temos pacientes no Hospital São Lucas.
Alguns pacientes que tinham condições desceram, ficaram aguardando e nós estamos, neste momento, retornando com os pacientes para os leitos. O 10º andar ficará isolado para ser recuperado e ficar em condições de atender os pacientes da Santa Casa”, afirmou João. Pacientes foram levados para a rua Devido ao incêndio, pacientes foram levados para a rua em macas e cadeiras de rodas. Os bombeiros realizaram vistoria na Santa Casa para o retorno das pessoas que estão internadas, acompanhantes e funcionários. Os militares vão permanecer no local durante a madrugada. "No momento em que começa o incêndio, as pessoas ficam muito exaltadas. Algumas estavam aspirando fuligens e acabaram quebrando os vidros das janelas para permitir uma ventilação", detalhou Aihara. Posteriormente, os pacientes foram transferidos para outros hospitais da cidade. O Hospital de Pronto Socorro João XXIII recebeu 13 pessoas - número diferente ao informado pela Santa Casa. Por meio de nota, a Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig) informou que montou um plano de contingência para receber os pacientes. Veja comunicado na íntegra:
"A Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig), assim que foi comunicada do incêndio na Santa Casa de Belo Horizonte, montou um plano de contingência para receber os pacientes que necessitavam de transferência em função da interdição de parte do hospital.
O Hospital João XXIII acionou o Plano de Atendimento de Múltiplas Vítimas (PAMV), previsto para atuação em momentos de crise, como acidentes com número elevado de vítimas graves para atendimento simultâneo. Até o momento, 13 pacientes da Santa Casa deram entrada no HJXXIII.
Além do Hospital João XXIII, a Maternidade Odete Valadares (MOV) recebeu três pacientes na UTI Neonatal e cinco gestantes foram encaminhadas pelo Samu ou chegaram por demanda espontânea. Outras pacientes continuam chegando no Pronto Atendimento da unidade e estão sendo avaliadas.
Todas as unidades da Fhemig que possuem perfil para o atendimento às vítimas do incêndio foram acionadas para prestar apoio em caso de necessidade". Sem danos estruturais, diz Defesa Civil Por meio de nota, a Defesa Civil de Belo Horizonte informou que não foram registrados danos estruturais no prédio da Santa Casa. Ainda conforme o órgão, foram verificados danos no revestimento, mobilhas e parte elétrica. Área preventiva foi isolada.
Fonte: G1
Comments