top of page

Bold Glamour: conheça o filtro polêmico do TikTok que 'faz' harmonização facial



Presentes no Instagram, no TikTok e no Snapchat, os filtros de inteligência artificial (IA) que "melhoram" a aparência não são uma novidade. Mas um efeito novo e polêmico — chamado Bold Glamour — tem impressionado usuários do TikTok por fazer uma espécie de "harmonização facial".

Para se ter ideia do sucesso, a hashtag #boldglamour já tem mais de 398 milhões de visualizações no app. O g1 compartilhou alguns vídeos com esse filtro com um cirurgião plástico e uma psicanalista, que analisaram a atuação do filtro e seus efeitos nocivos. "Estimula beleza e perfeição e pode gerar sentimentos negativos", diz Ana Marsillac, psicanalista e professora de psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). "O Bold Glamour trabalha de forma aleatória e "os resultados apresentados nos vídeos são impossíveis de serem alcançados na vida real, com procedimentos cirúrgicos. A alteração no tamanho dos olhos, por exemplo, é inalcançável", alerta o médico Guilherme Miranda, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Procurado pelo g1 para comentar o filtro, o TikTok, responsável pelo efeito, não citou o Bold Glamour, mas disse que "ser verdadeiro consigo mesmo é algo celebrado e encorajado pelo TikTok". E que os efeitos são uma parte da plataforma "que torna divertido criar conteúdo, fortalecendo a autoexpressão e a criatividade" (leia a nota na íntegra ao final do texto). 💄O que filtro simula... Ao analisarem os vídeos, os cirurgiões plásticos consultados pela reportagem identificaram que o Bold Glamour simula:

  • preenchimento da sobrancelha;

  • reforço dos cílios;

  • afinamento do nariz, deixando a ponta mais elevada;

  • projeção de mandibula e queixo;

  • aumento dos lábios;

  • projeção das maçãs do rosto;

  • aumento dos olhos;

  • passa a sensação de pele sedosa, reduzindo manchas e acnes;

  • maquiagem.

Por que ele é polêmico (e perigoso) Para Ana Marsillac, da UFSC, que estuda o assunto, "o efeito vem com ideais muito pautados na juventude, como se nós pudéssemos ser eternamente jovens. Isso é ainda pior para a uma pessoa que já tem autoestima baixa." "É preciso consciência. Ele pode promover angústia, ansiedade e depressão", avalia Francesco Mazzarone, diretor do Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa do Rio de Janeiro.

"Quem tiver alguma queixa sobre sua imagem ou tiver algo que o incomode, busque um profissional indicado, devidamente habilitado. Recomendo um cirurgião plástico ou dermatologista criterioso que poderá esclarecer de forma sóbria o que seria melhor para o caso", orienta o também cirurgião plástico Guilherme Miranda.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, são realizadas 1,5 milhão de cirurgias no Brasil por ano. Em relação a outros países, o brasileiro prefere fazer cirurgias na região corporal: 4 das 5 operações mais realizadas no Brasil são nesta região. O que diz o TikTok "Ser verdadeiro consigo mesmo é algo celebrado e encorajado pelo TikTok. Os efeitos são uma parte da plataforma que torna divertido criar conteúdo, fortalecendo a autoexpressão e a criatividade. A transparência é incorporada à experiência dos efeitos, pois todos os vídeos que os utilizam são claramente sinalizados. Trabalhamos com parceiros especializados e com a nossa comunidade para ajudar a manter o TikTok um espaço positivo e de apoio para todos".


Fonte: G1

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page