top of page

Bigorexia: transtorno que causa obsessão de jovens por músculos preocupa especialistas

Foto do escritor: Portal Saúde AgoraPortal Saúde Agora


Cada vez mais comum entre homens jovens, a disformia muscular — também conhecida como bigorexia — preocupa especialistas. Pessoas que sofrem desta condição enfrentam um quadro de preocupação obsessiva com a autoimagem, caracterizado por um excesso de musculação e a sensação constante em não parecer forte o suficiente.


O resultado observado é uma obsessão pela aparência, além de perda de peso e aumento da massa muscular. Especialistas alertam que as redes sociais funcionam como estimuladores desta condição, ao conectar os jovens com influenciadores digitais do nicho.


A exposição digital de corpos idealizados provoca comparações que podem estimular a insatisfação corporal. Outras causas que podem estimular a bigorexia são baixa autoestima, tendências obsessivo-compulsivas ou um elevado perfeccionismo.


Um estudo publicado em 2019 mostrou que 22% dos adolescentes do sexo masculino tinham comportamentos alimentares desordenados orientados para o aumento da musculatura. Entre eles, o uso de suplementos, alterações dietéticas e até anabolizantes.


Caso os responsáveis pelo jovem percebam sinais de bigorexia, a recomendação é de que seja estimulado um ambiente seguro para discussões abertas na casa em que vivem. Além disso, é importante ser limitado o consumo de redes sociais e haja a procura de ajuda profissional.


Fonte: O Globo

 
 
 

Comentarios


© 2020 Portal Saúde Agora. Tudo sobre SAÚDE em um só lugar!

  • Instagram
logoportal1.png
bottom of page