top of page
Foto do escritorPortal Saúde Agora

Benefício da música para saúde mental é similar ao do exercício físico



Uma pesquisa publicada na revista científica Jama na terça-feira (22/3) mostra que o impacto da música no estado emocional das pessoas é semelhante ao de fazer exercícios físicos.


Pesquisadores da Universidade de Música de Hannover, da Alemanha, fizeram uma revisão de 26 trabalhos nos quais se analisava como o engajamento em atividades musicais influencia as emoções das pessoas – na lista de trabalhos entraram tanto atividades de musicoterapia para pacientes de câncer como a participação em corais gospel para prevenir doenças cardíacas.


Em todos os estudos, as perguntas feitas aos voluntários seguiram dois modelos de questionários considerados padrão para buscar informações sobre hábitos de vida e equilíbrio emocional.

“A meta-análise de 26 estudos de intervenções musicais forneceu evidências claras e quantitativas de qualidade moderada de que as intervenções musicais estão associadas a mudanças clinicamente significativas de saúde mental”, escrevem os autores.

Os resultados encontrados foram comparados a outros trabalhos que analisaram os benefícios de intervenções não medicamentosas na saúde mental como, por exemplo, a prática rotineira de exercícios físicos ou a adesão a um programa de perda de peso.


De acordo com os pesquisadores, a melhoria da saúde mental relatada pelos voluntários via intervenções musicais está na mesa faixa de impacto dos exercícios físicos ou de programas de perda de peso.


Fonte: Metrópoles

2 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page