top of page

Beber água com vinagre de maçã ajuda a emagrecer? E com limão? Veja respostas de especialistas



Frases como "acelera o metabolismo", "ajuda a digerir a gordura" e "facilita a eliminação de toxinas" estão entre as alegações feitas por muitas personalidades da internet para justificar a ingestão do vinagre de maçã e até mesmo do limão em jejum pela manhã para auxiliar no emagrecimento.


No entanto, especialistas ouvidos pelo g1 garantem que esse hábito não muda o peso corporal, além de não haver pesquisas científicas comprovando a eficácia de tomar líquidos ácidos para acelerar a perda de peso.

Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal, explica que, quando o ácido acético (principal constituinte do vinagre) é ingerido em jejum, ele vai automaticamente para o intestino delgado, estimulando a secreção de enzimas digestivas pelo pâncreas. Isso, porém, não reflete em perda de peso. "Não há uma relação direta [com emagrecimento], existem muitos outros mecanismos envolvidos. Mesma coisa com o limão", diz Murilo. Para haver perda de peso é preciso um déficit calórico, ou seja, ajustar a dieta para ingerir menos calorias do que o organismo gasta diariamente. Se a pessoa parar de comer pão com manteiga e bolo, e passar a tomar vinagre com água é claro que vai emagrecer, mas é um conjunto de fatores, e não algo milagroso. — Murilo Pereira, nutricionista especialista em modulação intestinal Mas faz mal? Jô Furlan, médico e nutrólogo com pós-graduação em Nutrologia pela Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), explica que não é recomendado tomar o ácido acético em jejum, especialmente quem sofre com gastrite ou refluxo (porque vai aumentar a acidez no estômago, agravando o problema). Além disso, o médico lembra que, por ser abrasivo, pode comprometer o esmalte dos dentes.

Cíntia Silva, nutricionista e pós-doutoranda do departamento de nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP, lembra que não é preciso fazer malabarismos para consumi-lo. "Basta colocar vinagre na salada", afirma a profissional.

Uma revisão sistemática publicada em 2021 na revista científica Journal of the Academy of Nutrition and Dietetics avaliou o impacto dos variados tipos de ácidos acéticos na saúde. Os resultados apontaram que houve uma diminuição nos níveis da glicose em jejum e de triglicérides totais em pessoas com diabetes tipo 2. Ainda, assim, não se justifica o consumo do vinagre em jejum. "Ou seja, não é algo que merece ser colocado na prática clínica para todo mundo que tem sobrepeso ou é obeso", analisa Cíntia. E o limão ajuda a emagrecer? Há quem substitua o consumo de refrigerante e outras bebidas calóricas por água com limão, o que gera uma redução das calorias consumidas de maneira geral. No caso da fruta, Furlan explica que é uma ótima fonte de vitamina C e menos ácida que o vinagre, contribuindo para a digestão e sensação de saciedade. De novo, não faz emagrecer. Outro estudo, publicado em 2022 na National Library of Medicine, demonstrou que beber suco de limão diluído em água, entre outros pontos, aumentou as secreções gástricas. Isso ajuda na digestão, mas não para perda de peso.


Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page