top of page

Bebês recém-nascidas menstruam? Tweet viraliza e médica explica o que acontece



Um assunto relacionado à maternidade viralizou no Twitter e deixou usuários da rede social intrigados: de acordo com uma internauta, bebês recém-nascidos, do sexo feminino, podem menstruar, ter sangramento, nos primeiros dias por conta de hormônios que a mãe passou para ele durante a gestação.


No tweet, Jacy Carvalho falou da descoberta.


“Gente, eu acabei de descobrir que recém-nascidas podem menstruar nos primeiros dias porque os hormônios da mãe passam pra elas. Eu estou perplexa que nunca ouvi nada sobre isso, como assim?”


Entre as respostas, pessoas se disseram chocadas, que nunca ouviram falar sobre isso e que não sabiam que algo assim podia acontecer. Já outras, principalmente mães, contaram que já passaram pela situação e que, mesmo tendo se assustado, foram instruídas, à época, sobre o que realmente era.


Entenda


A médica ginecologista obstetra Yasmin Martins Orsi explica que o que acontece no caso das recém-nascidas não é uma menstruação, uma vez que a bebê, claramente, não passou pela puberdade, mas, sim, a descamação da camada interna do útero, o endométrio.


“Elas estavam até pouco tempo sob a influência hormonal materna e, assim como aquelas mulheres que fazem um intervalo entre os métodos anticoncepcionais, elas têm uma queda abrupta dos níveis hormonais, e o endométrio sofre essa descamação”, afirma a especialista.


Além disso, é importante ressaltar que este sangramento que o neném pode ter nos primeiros dias de vida não é como o da menstruação, que vem em grande fluxo. Ele pode ser vermelho vivo ou amarronzado e em pequena quantidade.


Yasmin esclarece ainda que caso isso aconteça não significa que a mãe ou bebê tenham qualquer tipo de problema de saúde. Ela reforça que, apesar de não ser algo muito frequente, se acontecer, a família deve ser orientada quanto à benignidade do quadro.


“Se ocorrer, é preciso informar o pediatra na consulta logo após a alta da maternidade. Assim, o especialista pode tranquilizar a família e fazer a avaliação do caso”, diz.


Leite das mamas?


Na thread do Twitter alguns internautas falaram ainda sobre o fato de ser possível sair leite da mama dos bebês, também por conta dos hormônios da mãe. De acordo com a médica ginecologista, isto pode acontecer, sim, independentemente do sexo do recém-nascido.


“A orientação é não apertar e informar o pediatra assim que possível na próxima consulta. O esperado é que o leite desapareça sem nenhuma interferência externa”, finaliza.


Fonte: CNN

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page