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Atos de bondade podem trazer diversos benefícios à saúde. Entenda



Fazer boas ações não ajuda apenas os outros a se sentirem bem, mas também pode melhorar a saúde e aumentar a felicidade de quem pratica o ato. Cientistas foram atrás dos benefícios da bondade para o funcionamento do organismo e encontraram impactos em diversas partes do corpo.


Por exemplo, pesquisadores do hospital de pesquisa Baycrest Health Sciences, no Canadá, descobriram que ser altruísta, ou seja, colocar o bem-estar de outras pessoas antes do próprio, estimula os centros de recompensa do cérebro, minimizando o estresse e melhorando sintomas de depressão.


Outros levantamentos mostram que o voluntariado também é benéfico a quem o pratica, já que desencadeia a produção de substâncias químicas que podem diminuir inclusive o envelhecimento individual.


Os benefícios de praticar atos de bondade vão além da saúde mental. Para medir os efeitos de gastar dinheiro com terceiros, cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, pediram para um grupo de hipertensos que gastasse US$ 40 (cerca de R$ 212) consigo mesmos, enquanto outras pessoas com pressão alta foram orientadas a gastar o dinheiro com caridade.


De acordo com os pesquisadores, os participantes que gastaram com os outros apresentaram pressão arterial mais baixa após seis semanas. Os benefícios para o coração foram tão grandes quanto os de uma dieta saudável e exercício físico. O estudo foi publicado na plataforma científica ResearchGate.


Redução da dor


Fazer o bem a terceiros também é capaz de diminuir a dor física do dia a dia. Para chegar a essa conclusão, um estudo chinês pediu para os participantes doarem dinheiro com o intuito de ajudar os órfãos. O grupo que realizou o ato de bondade e tinha ideia do quão útil a sua doação seria foi menos sensível a um choque elétrico provocado pelos cientistas do que pessoas que não deram dinheiro.


Felicidade


No Reino Unido, cientistas descobriram que ser gentil pode aumentar a felicidade em apenas três dias. O estudo dividiu os participantes em três grupos: o primeiro tinha que fazer um ato de bondade todos os dias; o segundo experimentou fazer uma nova ação diariamente; e o terceiro não mudou sua rotina. Os participantes que foram mais gentis e tiveram experiências novas tiveram um aumento significativo do sentimento de bem-estar.


Para que ocorra um aumento na felicidade, não é necessário que os atos de bondade sejam visíveis. Eles podem ser tão simples quanto fazer um elogio ou abrir a porta para alguém.


Sugestões de ato de bondade


Existem centenas de ideias na internet ensinando como se tornar uma pessoa mais gentil, mas aqui estão algumas:


  • Enquanto estiver dirigindo, abra espaço para o carro que quer entrar na sua faixa;

  • Dê um elogio genuíno a um membro da família, amigo ou colega;

  • Faça o mesmo pelo seu chefe – eles provavelmente nunca recebem elogios;

  • Deixe de lado o rancor e e perdoe a pessoa que te faz sentir raiva;

  • Esteja disponível para um amigo que está passando por um momento difícil. Não tente resolver os problemas dele e apenas ouça;

  • Dê uma gorjeta exagerada ao seu entregador.


Fonte: Metrópoles

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