top of page

As homenagens do mundo aos profissionais de saúde

O reconhecimento ao trabalho dos profissionais de saúde no combate ao coronavírus levou a população mundial a prestar suas homenagens a quem luta diariamente para salvar vidas. Confira algumas das principais homenagens aos profissionais da saúde ocorridas pelo mundo:

Brasil

Cidades como São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Brasília e Rio de Janeiro estão entre os municípios que tiverem registros de manifestações de apoio ao árduo trabalho de médicos, enfermeiros, auxiliares, entre outros profissionais.

Pelo Twitter, clubes de futebol também fizeram reverências. O Corinthians, por exemplo, postou a seguinte mensagem: “Enquanto estamos protegidos em casa, os profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao coronavírus. Nossa gratidão a todos e uma grande salva de palmas para esses guerreiros!”

Pessoas batem palmas, no bairro do Perdizes, em homenagem aos médicos que cuidam dos pacientes infectados pelo coronavírus

Pessoas batem palmas, no bairro do Perdizes, em homenagem aos médicos que cuidam dos pacientes infectados pelo coronavírus – Danilo Verpa/Folhapress

As reverências aos profissionais que cuidam dos enfermos impactados pela Covid-19 já ocorre em países da Europa, como Portugal e Espanha, há algumas semanas e passaram a ser repetidas pelos brasileiros desde que a pandemia aumentou sua escalada no país.

Nova York

Desde segunda-feira, o Empire State Building, um dos cartões-postais de Nova York (EUA), está homenageando os profissionais de saúde e os milhares de mortos pelo novo coronavírus (covid-19).

O icônico edifício trocou as tradicionais luzes brancas que iluminam o prédio pela cor vermelha. Já o topo do edifício ganhou a forma de uma sirene, misturando luzes brancas e vermelhas. A ação vai durar até o fim da pandemia.

Crédito: @EmpireStateBldgO topo do Empire State Building foi transformado em uma sirene gigante, misturando luzes brancas e vermelhas

A cada hora o Empire State Building também exibe as cores dos serviços de socorristas — amarelo, azul, prata, vermelho, branco, verde e cinza, que representam diversas categorias que estão envolvidas no combate à pandemia.

Paris

A prefeitura de Paris decidiu seguir o ritual dos moradores da cidade que, desde o início do confinamento, agradecem aqueles que trabalham para combater o surto do novo coronavírus. “Todas as noites, entre as 20h e as 23h, a Torre Eiffel vai homenagear todas as pessoas mobilizadas contra a Covid-19 projetando mensagens de agradecimento e incitando [a população] a ficar em casa”, indicou a prefeitura em um comunicado.

As 20h (16h em Brasília), a palavra “Merci” (Obrigado, em francês), vai ser projetada na Torre Eiffel. Em seguida, explica a prefeitura, entre 20h30 e 23h, “duas mensagens, em francês e inglês, vão lembrar que as pessoas devem limitar ao mínimo possível as suas saídas de casa e que isso contribui para salvar vidas”. O monumento vai projetar as frases “Restez chez vous” e “Stay at Home” (“Fique em casa”, em francês e inglês, respectivamente).

Siga o Portal Saúde Agora no Instagram!

2 visualizações0 comentário
bottom of page