Aprenda 9 mudanças fáceis na rotina para emagrecer em 2021


 
 

Uma das promessas de ano novo mais comuns é perder peso. Porém, o processo não é simples e exige dedicação: os quilos a mais foram absorvidos durante muito tempo, e não desaparecerão em poucas semanas.


Em um artigo na plataforma de divulgação científica The Conversation, duas pesquisadoras da Universidade de Loughborough, na Inglaterra, explicam que emagrecer não precisa ser sofrido: apenas 10 mudanças na rotina podem ser suficientes para queimar ou retirar até 200 calorias por dia e, a longo prazo, evitam o ganho de peso.


Claire Madigan e Henrietta Graham analisaram 19 estudos clínicos para chegar à lista. Confira:


1 – Desça uma parada de ônibus antes


A ideia é que a pessoa caminhe o percurso faltante, que terá entre 10 e 15 minutos e pode gastar até 60 calorias por trecho. Ida e volta, são até 120 calorias perdidas.


2 – Evite acompanhamentos nas refeições


Quando for comer as principais refeições do dia, pule os acompanhamentos, como batata frita, por exemplo. Escolher uma salada no lugar, ou vegetais, pode diminuir a ingestão de calorias em até 200 por dia.


3 – Se for tomar refrigerante, escolha a versão diet


Apenas uma lata de refrigerante possui mais açúcar do que o recomendado para o dia inteiro, e o hábito torna a ingestão extra e desnecessária.


“Pode não ter o mesmo gosto, mas fazer a mudança para a versão diet pode diminuir até 145 calorias. Porém, estudos recentes apontam que a troca pode não ser ideal para a perda de peso — então, escolher água pode ser melhor”, escrevem as cientistas.

4 – Tome cuidado com o café


A bebida misturada com leite, cappuccinos ou frappuccinos, fica rica em calorias e açúcar, e não deve ser consumida diariamente. “O leite em um café com leite normal tem até 186 calorias. Por isso, trocar para café puro pode prevenir o ganho de peso“, dizem as pesquisadoras.

Elas sugerem tomar o café mais incrementado apenas uma vez por semana.


5 – Use menos óleo


As especialistas contam que uma maneira saudável de diminuir as calorias da comida sem sacrificar o sabor é diminuir a quantidade de óleo e azeite usado na hora do preparo. Uma colher de azeite de oliva, por exemplo, tem cerca de 100 calorias.


6 – Corte o açúcar


As comidas doces são grandes vilãs no processo de emagrecimento — o açúcar é um tipo de carboidrato simples, de ação rápida, que é dissolvido rapidamente pelo organismo para servir como fonte de energia.


“Dizer não para bolos, biscoitos e outros doces pode ajudar a cortar facilmente de 100 a 200 calorias da sua dieta, e até mais, dependendo da comida”, escrevem as cientistas.


7 – Coma guloseimas com moderação


A sugestão das especialistas é evitar os doces. Porém, mudanças radicais podem dificultar a entrada na nova rotina. A dica é, então, diminuir as quantidades: em vez de comer um pedaço inteiro de bolo, coma metade. O mesmo vale para o chocolate, por exemplo.


Segundo elas, a ideia é cortar as calorias pela metade e criar uma antecipação para o lanche do dia seguinte.


8 – Não coloque mais comida no prato do que você precisa


Um dos principais jeitos para ganhar peso é, simplesmente, comer demais. As pesquisadoras Madigan e Graham defendem que é preciso ajustar o tamanho do prato tirando alguns itens, ou diminuindo as quantidades.


“Uma batata cozida média, por exemplo, terá até 200 calorias, então preste atenção em quantas você coloca no prato”, escrevem.


9 – Ande mais


A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é fazer pelo menos 30 minutos de exercício todos os dias. A sugestão das especialistas é apostar na caminhada: até aumentar o tempo de passeio com o cachorro, por exemplo, pode ser suficiente. Outra boa opção é aliar duas atividades, e fazer ligações enquanto caminha, por exemplo.


Fonte: Metrópoles

0 visualização0 comentário