top of page

Apoio da população é receita do sucesso da Nova Zelândia contra a Covid-19


 
 

O governo decretou um novo lockdown de três dias em Auckland, a maior cidade do país, no domingo (14). Nas outras regiões, as medidas de distanciamento social entraram novamente em vigor e são seguidas à risca pela população. A decisão foi anunciada depois que três pessoas de uma mesma família foram testadas positivas para a cepa britânica da Covid-19.


Cerca de dois milhões de habitantes estão sendo submetidos ao novo lockdown decretado pelo governo. Escolas e lojas estão fechados até a próxima segunda-feira (22) e apenas empresas com atividades consideradas essenciais continuarão abertas, anunciou a primeira-ministra Jacinda Ardern.

No país, a luta contra a Covid-19 é chamada de "The team of 5 Million" (a equipe de 5 milhões de habitantes), em referência à união da população do país, que apoia a estratégia do governo.

"A notícia não é boa, mas estou contente com a reatividade do governo. Estou pronta para seguir as regras", diz uma moradora entrevistada pela RFI.

"Os neo-zelandeses já venceram o vírus respeitando as medidas, essa é a boa decisão", diz outra entrevistada. "É um preço justo" A população está acostumada a adotar medidas "fortes e rápidas", como costuma dizer a primeira-ministra, e os neo-zelandeses são um exemplo na gestão da crise sanitária.

Jonathan Bielfki, por exemplo, é diretor de uma companhia de teatro em Auckland. Apesar de ter sido obrigado a cancelar suas apresentações nesta semana, ele estima que a decisão do governo é louvável.

"É sempre um choque", diz. "No momento sempre nos questionamos: isso é de fato necessário? Mas quando analisamos com calma a situação, vemos que o governo nos protegeu, protegeu nossas vidas, que continuaram a ser o mais normais possível se comparamos com o resto do mundo. O preço pode parecer alto, mas é um preço justo e que deve ser pago", conclui.

O governo ainda não decidiu se irá prolongar o lockdown além dos três dias. O resultado dos testes realizados até agora nos familiares e pessoas próximas aos casos ligados à nova cepa britânica por enquanto são negativos.


Fonte: G1

3 visualizações0 comentário
bottom of page