top of page

Após sentir dor nas costas, brasileiro descobre que tem 3 rins



Quando um homem de 38 anos foi parar no Hospital do Rim, em São Paulo, reclamando de dor nas costas, os médicos não poderiam imaginar que o paciente se tornaria notícia internacional. O motivo? Ele tem três rins. O caso foi publicado no The New England Journal of Medicine nesta quarta-feira (6) e vem repercutindo no meio científico desde então.


Segundo os especialistas, a equipe realizou uma tomografia computadorizada para identificar a fonte da dor do paciente. O exame revelou que o homem sofria com uma hérnia de disco, mas não só: ele tem não apenas dois, mas três rins em seu abdômen — um órgão esquerdo de aparência normal e dois outros que pareciam estar fundidos.


"Nunca vimos nada parecido com isso", disse Renato Foresto, um dos médicos responsáveis por tratar o paciente, em entrevista ao site IFLScience. "A surpresa foi enorme, seguida pela preocupação de que houvesse algo errado com a saúde do paciente."


Embora extremamente rara, essa condição já foi documentada algumas vezes antes e é conhecida como condição do "rim supranumerário". De acordo com os especialistas, o órgão "extra" provavelmente é resultado de uma anormalidade congênita que ocorreu durante o desenvolvimento embrionário.


Normalmente, cada rim está conectado à bexiga por meio de um único duto chamado ureter. No caso do brasileiro, o duto do rim supranumerário se liga a outro rim que, por sua vez, está conectado à bexiga pelo ureter. 


O paciente foi examinado e nenhum problema de saúde (além da hérnia de disco) foi detectado. "Sua função renal era completamente normal", explicou Foresto. Segundo ele, o homem foi tratado e teve alta. "Uma investigação mais aprofundada com ultrassom e tomografia abdominal foi considerada suficiente, uma vez que a causa da dor já havia sido diagnosticada e não houve outras alterações nos exames laboratoriais."


Fonte: Revista Galileu

53 visualizações0 comentário
bottom of page