top of page

Após quase dois meses, França começa a sair do isolamento por etapas

A França, que foi um dos países europeus mais atingidos pela pandemia de Covid-19, deu início nesta segunda-feira (11) à flexibilização das regras de isolamento que estavam em vigor desde o dia 17 de março. A medida foi tomada após uma redução na pressão sobre o sistema de saúde.

Os franceses poderão circular livremente na rua sem nenhum tipo de autorização no limite de 100 km em torno da sua residência. Acima desse limite, será preciso pedir uma autorização assim que a lei de Estado de Urgência Sanitária for promulgada.

Quatro regiões permanecem em alerta vermelho: Île-de-France (que inclui Paris), Hauts-de-France, Bourgogne-Franche-Comté e Grand Est. Nessas regiões, a saída do confinamento se faz com medidas mais restritas.

Cabeleireiros voltam a atender os clientes na França

O país registrou mais de 177 mil casos de infecção pelo novo coronavírus e 26,3 mil mortes. As flexibilização do isolamento acontece em um momento em que o país registra uma redução na pressão sobre o sistema de saúde. No domingo (10), o país teve 70 mortes nas últimas 24 horas – o menor balanço diário desde o início do confinamento.

Transportes

Várias medidas de precaução foram tomadas, como a utilização obrigatória de máscara no transporte público e também nas estações. O transporte público, especialmente na região metropolitana de Paris, estava sob vigilância desde o início da manhã por ser um dos principais locais de possível contágio, com brigadas das próprias empresas apoiadas pela polícia.

Em Paris, é preciso ter um certificado da empresa que justifique o uso do transporte público durante o horário de pico, embora as agências policiais sejam instruídas a não impor nos primeiros dias as multas previstas de 135 euros.

Usuários do metrô de Paris usam máscaras na manhã desta segunda-feira (11) — Foto: Geoffroy Van Der Hasselt/AFP

O ministro da Educação Nacional francês, Jean-Michel Blanquer, afirmou que entre 87% e 90% das cidades estão preparadas para retomar as aulas nesta semana.

Fronteiras do país seguem fechadas até 15 de junho, seguindo as determinações europeias.

Fonte: G1

1 visualização0 comentário
bottom of page