top of page

Após 4 dias sem abastecimento, moradores de SP relatam passar mal depois de consumir água


 
 

Moradores do bairro Cidade Tiradentes, na Zona Leste da capital, relataram que passaram mal após beberem água da torneira de suas casas, que é fornecida pela Sabesp. Segundo eles, a água está chegando barrenta e com cheiro forte.


De acordo com a Sabesp, técnicos da Companhia foram até o bairro inspecionar a qualidade da água nesta quinta-feira (3), e afirmaram que ela está "dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para consumo". (veja nota na íntegra abaixo)

A região ficou cerca de quatro dias sem o abastecimento de água, após uma queda de energia elétrica na Estação de Tratamento de Santa Etelvina que durou 31 horas, segundo a Sabesp. O fornecimento foi retomado na região na quarta-feira (2).

Sergio Sodré, que colabora com a página no Facebook "Cid. Tiradentes" e mora na Rua dos Têxteis, contou à reportagem do G1 que sua casa estava sem o fornecimento de água desde sábado (28).

Sergio ainda disse que ele e a esposa continuaram a consumir água mineral que haviam comprado durante a falta do abastecimento. Porém, para tomar um medicamento, usou a água que vem da rua, que sai de um filtro. Depois disso, ele começou a ter sintomas, como diarreia, ânsia de vômito e dor de cabeça. Além de Sergio, seu cachorro também ficou doente. "Minha esposa não ficou doente porque ela não chegou a beber água do filtro da torneira, e sim água mineral, que compramos um galão quando estávamos sem a água da rua". Ele também diz que em sua página da rede social, os seguidores têm reportado sentirem os mesmos sintomas depois de consumirem água da torneira. Clayton dos Santos, morador da rua José Pinto, também teve sintomas após tomar a água. Assim como Sergio, ele possui um filtro acoplado ao abastecimento de água da rua, e relatou que o líquido estava com um gosto diferente, apesar de não ter percebido alterações na cor. Segundo o técnico em ar-condicionado, após bebê-la, ele sentiu uma forte dor no estômago seguida de diarreia e falta de apetite.

Diferente de Sergio e Clayton, o empresário Cleibson Rogerio Gomes não chegou a tomar a água após o restabelecimento, pois em sua casa, na rua Argote, a água, além de apresentar odor estava com uma coloração. De acordo com Cleibson, não é a todo o momento em que a água fica nessas condições. "Agora de manhã ela está clarinha, mas de noite ela dá uma escurecida, aí de manhã ela fica limpinha de novo, parece que eles param de tratar a água". O que diz a Sabesp Ao G1 a Sabesp informou que equipes de técnicos foram aos locais abordados na reportagem para averiguar a situação. Segundo a Companhia, os técnicos que percorreram a região realizaram a coleta da água e constataram que "ela está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para consumo".

A Sabesp também pediu desculpas aos usuários pelos transtornos ocasionados. Veja a íntegra da nota a baixo:

"A Sabesp informa que a falta de energia elétrica durante 31 horas na Estação Elevatória de Água Tratada Santa Etelvina provocou desabastecimento na região de Cidade Tiradentes e Santa Etelvina. A retomada do fornecimento de água ocorreu de forma gradual a partir das 23h da terça-feira (1º/12), quando a concessionária de energia restabeleceu o fornecimento de eletricidade, com a normalização do abastecimento na região na noite de quarta-feira (2/12).


Nesta quinta-feira (3/12), a Companhia está percorrendo a área para verificar e solucionar casos pontuais, inclusive nos endereços informados pela reportagem. Técnicos da Companhia estiveram nos locais, realizaram a coleta da água e constataram que ela está dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Ministério da Saúde para consumo.

A Sabesp pede desculpas pelos transtornos ocasionados e segue à disposição dos clientes pelos telefones 195 e 0800 011 9911 (ligações gratuitas), pela Agência Virtual no site [www.sabesp.com.br]www.sabesp.com.br ou pelo aplicativo da Sabesp para Android ou iOS."


Fonte: G1

7 visualizações0 comentário
bottom of page