Anvisa pede recolhimento de fórmulas para bebês de 5 marcas após morte nos EUA; entenda



A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou no dia 4 de março o recolhimento de fórmulas para bebês de cinco marcas internacionais. A decisão de recolhimento, foi tomada após internação e morte de recém-nascidos nos Estados Unidos e um alerta emitido pela FDA, agência reguladora americana. Veja quais são as fórmulas mais abaixo.

Precisam ser recolhidas unidades dos produtos com um número de "vários dígitos na parte inferior da embalagem, começando com os dois primeiros dígitos entre 22 e 37, contendo K8, SH ou Z2, e com data de validade 1º de abril de 2022 ou posterior", explicou a Anvisa. Os produtos são das seguintes marcas:

  • Human Milk Fortifier

  • Similac PM 60/40

  • Similac

  • Alimentum

  • EleCare

"O recolhimento ocorre após a Administração de Alimentos e Medicamentos (Food and Drug AdministrationFDA), agência reguladora dos Estados Unidos, iniciar uma investigação sobre quatro internações de lactentes (bebês com menos de seis meses de idade) com um óbito, após o consumo de tais produtos", disse a reguladora brasileira. Mortes e internações A FDA ainda está apurando as informações sobre quatro internações de bebês e uma morte ocorridas após o consumo das fórmulas infantis. Três crianças tiveram infecção pela bactéria Cronobacter sakazakii e, outra, pela Salmonella Newport.

A agência americana diz que, até o momento, detectou vários resultados positivos de Cronobacter em amostras ambientais colhidas nas instalações da Abbott Nutrition, localizadas na cidade de Sturgis, nos Estados Unidos. A companhia é responsável pelos produtos citados.

A empresa enviou uma nota ao g1 informando que nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento (leia mais abaixo). Como medida preventiva, a Anvisa publicou uma resolução proibindo a importação, a comercialização, a distribuição, a propaganda e o uso das fórmulas infantis em pó das marcas. Veja a nota da Abbott Nutrition, na íntegra:

Na Abbott, a saúde e a segurança de nossos consumidores é uma prioridade. Nenhum produto nutricional da Abbott vendido no Brasil está afetado por este recolhimento. Nossos produtos são seguros, sinta-se confiante para utilizá-los.

Além disso, a empresa está comprometida em manter os mais altos padrões de fabricação de todos os produtos nutricionais. Já começamos a implementar ações corretivas e melhorias na fábrica de Sturgis nos Estados Unidos, alavancando novas tecnologias e fortalecendo nossos processos, para dar aos pais e consumidores uma confiança renovada na qualidade de fabricação desta localidade.


Fonte: G1


6 visualizações0 comentário