top of page

ANS: 39 planos de saúde de 12 operadoras estão suspensos a partir desta segunda-feira

A partir desta segunda-feira (dia 9), 39 planos de saúde de 12 operadoras de todo o país estão suspensos por determinação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O que deu origem à suspensão foram as reclamações feitas pelos usuários ao órgão regulador no terceiro trimestre deste ano (de 1º de julho a 30 de setembro de 2019). Confira a lista.

De acordo com a ANS, no total os 39 planos atendem 1,4 milhão de pessoas. Esses clientes antigos vão manter o direito à assistência sem qualquer alteração. Isso porque a suspensão de planos impede apenas que as empresas firmem novos contrários, sem afetar a cobertura dos que já são usuários.

Outros planos voltam a ser vendidos

Nesta segunda-feira, a agência reguladora também vai liberar as vendas de 11 planos de saúde de sete operadoras do país. Essas empresas sofreram suspensões em ciclos anteriores de monitoramento da qualidade de atendimento, mas melhoraram seus resultados. Por isso, a comercialização está liberada.

No site da ANS, é possível conferir quais são as operadoras com todos os planos reativados e aquelas que ainda têm alguns contratos impedidos de venda. Quem quiser registrar uma queixa contra uma operadora pode ligar para o Disque ANS: 0800-701-9656. Outra opção é acessar o portal.

O Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento da ANS acompanha o desempenho do setor e atua na proteção dos beneficiários. Seguindo essa lógica, as empresas só podem voltar a comercializar os planos suspensos quando normalizarem o atendimento aos consumidores que já são seus segurados.

Fonte: Extra

1 visualização0 comentário
bottom of page