top of page

Amendoim ajuda no humor e reduz o estresse. Confira os benefícios



No almoço, café da tarde ou jantar, o amendoim sempre se torna aquele alimento indispensável. Principalmente quando há reunião de amigos para acompanhar uma cerveja ou refrigerante. No entanto, o que muitos ainda desconhecem é que essa comida ajuda no humor e reduz o stress.

COMO ASSIM?

Quem confirma é a nutricionista clínica funcional Carolina Lara. “Rico em gorduras boas, como o ômega-3, que ajudam a diminuir a inflamação no corpo e proteger o coração. Além disso, pode prevenir o envelhecimento, melhorar o humor e diminuir o stress por conter antioxidantes e triptofano”, afirmou.


Apesar de ser calórico, o amendoim não contém colesterol e é rico em vitaminas (E, do complexo B) e minerais (cobre, manganês, molibdênio, fósforo, magnésio, zinco, ferro e potássio). “Portanto, a questão que engorda, desde que não haja um excesso. Como todo alimento, é um mito”, pontuou Lara.


Amendoim não se encaixa apenas no momento de descontração, ou seja, é útil para quem cumpre com a prática regular de exercícios físicos. É fonte de energia, melhor o rendimento em qualquer exercício e na recuperação muscular.


“É fonte de proteínas, que são formadas por aminoácidos e por sua vez são essenciais para a construção muscular. A pasta de amendoim é boa alternativa para quem não quer ficar só pelos laticínios e pelas carnes”, disse a nutricionista.


Outra vantagem da ingestão de amendoim é o combate a mortalidade por qualquer causa. A revista médica estadunidense JAMA Internal Medicine publicou em 2015 que o amendoim influencia na diminuição de 17% a 21% da mortalidade e retém de 23% a 38% os problemas ocasionados pelas doenças cardiovasculares.

DUAS ORIENTAÇÕES DE CONSUMO DO AMENDOIM

QUANTIDADE IDEAL

Basta não exagerar na hora de ingerir, ou seja, o equilíbrio é a melhor opção. “Uma xícara de petisco (140 g) soma 500 calorias. Em uma colher de sopa (30 g), tem 150 calorias, sendo essa quantidade suficiente para obter todos os benefícios”, garantiu Carolina.

PODE COMPRAR EM QUALQUER LUGAR?

Se você não é criterioso na hora da compra, saiba que esse detalhe pode ser crucial. “O amendoim costuma ‘abrigar’ uma micotoxina chamada ‘aflatoxina’, substância tóxica e cancerígena produzida por alguns tipos de fungos. É impossível saber se o alimento está contaminado a olho nu. Por isso, a recomendação é não consumir o amendoim vendido por ambulantes”, concluiu.


Fonte: SportLife

2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page