top of page

Afinal, é pior dormir com fome ou comer à noite?



Todas já passamos por isso: são 21h30, você tem 30 minutos a mais da sua série favorita antes de dormir e, de repente, sente a maior vontade comer uma barra de chocolate. E agora: é melhor dormir com fome ou comer à noite?


Segundo especialistas, essa resposta não é tão simples. “Para um bom sono, é melhor não dormir com muita fome ou muito cheia”, explica Lisa Moskovitz, nutricionista nos Estados Unidos. É difícil pegar no sono quando tudo que você consegue pensar é no buraco em seu estômago. Contudo, se alimentar muito tarde pode causar estragos ao seu corpo.


“Comer antes de dormir causa má digestão, inchaço e sono inadequado. Consequentemente, isso tudo leva a baixos níveis de energia e fadiga”, diz ela. Além disso, com o passar do tempo, noites mal dormidas facilitam o ganho de peso. Isso vale, especialmente, se você está acostumada a comer calorias vazias ou em excesso à noite.


Então, o que eu devo fazer?


Para descobrir, meça sua fome em uma escala de um a 10. Um significa que você está satisfeita e 10 está com muita fome. “Se você está acima de seis, melhor comer um lanchinho antes de dormir. Opte por algum que tenha menos que 200 calorias”, diz Moskovitz.

Se sua fome está em cinco ou menos, “tome um copo d’água ou um chá e vá dormir”, diz ela. “Normalmente a vontade de comer após o jantar não é causada por uma fome verdadeira, mas por tédio ou estresse.”


Se você realmente sente fome à noite, prefira um lanche integral e de baixa caloria como uma torrada de grãos, cereal com bastantes fibras ou pipoca. “Carboidratos integrais ajudam a liberar serotonina no cérebro, o que faz com que você se sinta calma e pronta para dormir”, afirma Moskovitz.


Independentemente do que você faça, fique longe dos alimentos repletos de proteína ou gordura – isso significa nada de pasta de amendoim naquela torrada ou manteiga na pipoca –, uma vez que eles demoram mais para serem digeridos e podem atrapalhar seu sono.


Fonte: IstoÉ

13 visualizações0 comentário
bottom of page