top of page

Abuso de suplementos pode causar problemas de saúde

Os atletas sabem que uma alimentação balanceada, com um cardápio preparado por um profissional, é fundamental para o bom desempenho esportivo.

Entretanto, muitos frequentadores de academia deixam de lado a refeição ideal e abusam no consumo de suplementos sem a orientação adequada. Dessa forma, utilizar essas substâncias em excesso pode causar danos para a saúde.

Os rins, por exemplo, podem ter o funcionamento prejudicado por causa de uma sobrecarga. Isso ocorre por o órgão é responsável por eliminar a proteína não consumida pelo organismo.

Fígado

Outro órgão que pode ser prejudicado pelo consumo excessivo de suplementos alimentares é o fígado. Nesse caso, uma grande quantidade de aminoácidos pode causar o acúmulo de gordura.

Alerta

Antes mesmo de começar a utilizar qualquer tipo de suplemento, o primeiro passo é procurar um médico especializado. Após a realização de exames e de uma avaliação, ele conseguirá identificar a necessidade ou não do consumo dessas substâncias

Mesmo assim, um cardápio equilibrado é necessário. Afinal, é possível encontrar nos alimentos os ingredientes certos para a conquista dos objetivos na maioria dos casos.

Com isso, contar com o acompanhamento de um nutricionista também é indicado. Afinal, o objetivo é conquistar a sonhada qualidade de vida, ao invés de manter um visual bonito por um determinado período, mas com a saúde prejudicada.

Fonte: Estadão Conteúdo

3 visualizações0 comentário
bottom of page