top of page

A saúde da mulher na quarentena



Papanicolau, mamografia, ultrassom transvaginal, densitometria óssea, exames de sangue, anticoncepcional, pré-natal, reposição hormonal, mioma, endometriose, candidíase! Podemos seguir com essa lista até preencher esse artigo inteiro, apenas citando os cuidados que a saúde de uma mulher demanda em diferentes fases da vida, lembrando que prevenção e doenças devem ser periodicamente revistos.


Claro que uma consulta de rotina para realização dos exames preventivos anuais pode ser adiada por um período não muito extenso de tempo; mas a quarentena, que tem sido fundamental na situação em que vivemos, praticamente paralisou as atividades da área da saúde que não fossem relacionadas à pandemia. Porém, percebendo que o tempo de isolamento seria prolongado, logo iniciarem-se as discussões sobre a necessidade de manutenção dos cuidados e atenção com a saúde.


Para quem está trabalhando de casa e mesmo para quem está com os horários desorganizados, fazer um pouco de atividade física e procurar incluir uma alimentação saudável na rotina são itens importantes para tentar manter o corpo em ordem. O uso contínuo de medicações deve ser continuado e, de acordo com a situação de cada localidade do nosso país, consultas, exames e procedimentos programados já podem ser realizados.


Acompanhamento pré-natal, tratamentos oncológicos e situações de urgência não devem, de forma nenhuma, serem postergados. Vale lembrar que uma alternativa útil em alguns casos tem sido oferecida pela telemedicina, que consegue fornecer orientações, sem a necessidade de deslocamento físico.


Informação de péssima qualidade está sendo difundida por meios de comunicação de credibilidade duvidosa e mídias sociais, provocando um estado de incerteza ainda pior do que a própria situação já traz para a sociedade. Mas os cuidados com a saúde física e mental de cada indivíduo devem sempre ser preservados.


Fonte: Veja Saúde

7 visualizações0 comentário
bottom of page