top of page

6 maneiras fáceis de perder peso se você está começando uma dieta



Se você está entre os que prometeram se livrar de alguns (ou muitos) quilos em 2023, saiba que o pontapé inicial pode ser uma reformulação simples em seus hábitos cotidianos.


Quem está partindo do zero, consegue obter benefícios com a incorporação de hábitos saudáveis na rotina. Fazer ajustes nas compras de supermercado, por exemplo, pode ser o suficiente para iniciar uma dieta mais equilibrada.


“O objetivo final exige persistência, esforço e orientação, mas alguns passos simples garantem resultados imediatos e servem de incentivo para a caminhada”, comenta o nutricionista Antônio Vígolo, da clínica Tivolly, em Brasília.

Entre as atitudes que o profissional de saúde considera fundamentais, está o planejamento das refeições. “A fome é uma péssima conselheira. Deixar alimentos prontos para o consumo facilita a vida. A organização é um ponto chave em um plano alimentar”, aconselha Vígolo.


Veja 6 atitudes que facilitam o emagrecimento de acordo com o especialista:


1. Aprenda sobre quantidades


O nutricionista explica que não é preciso restringir alimentos para emagrecer. “Você precisa adequar necessidades e objetivos. As proibições não ajudam o cérebro a se acostumar com a dieta. Ao contrário, elas podem até aumentar o desejo por alimentos menos saudáveis”, explica Vígolo.


Ele explica que, com a orientação adequada, é possível chegar às quantidades saudáveis de cada grupo alimentar, o que permite um cardápio mais diverso e saboroso.


2. Esteja atento ao consumo de água


A recomendação diária de água é calculada a partir do peso da pessoa multiplicado por 35 ml. O especialista afirma que o consumo adequado diminui a fome, pois confere saciedade.


Ou seja, hidratar-se evita que o indivíduo fuja do plano alimentar. Vale ressaltar que, com o consumo ideal de água, o intestino também funciona melhor.


3. Encontre um jeito de se exercitar


A atividade física não se limita apenas à academia e nem precisa ser penosa. “O exercício pode ser feito na escada do prédio, no parque, dentro ou fora de casa”, diz Vígolo.


O tempo diário dedicado às atividades físicas deve ser de, no mínimo, 30 minutos. Os exercícios aumentam o gasto calórico, aceleram o metabolismo, controlam o estresse e combatem a depressão.


4. Fuja dos alimentos ultraprocessados


O nutricionista destaca que os alimentos frescos são ricos em nutrientes e vitaminas, além de possuírem menos calorias.


5. Aumente o consumo de proteínas


“As proteínas aumentam a saciedade, garantindo a adesão ao plano alimentar”, explica Vígolo. Ele ressalta que a quantidade certa é calculada conforme a altura e peso do indivíduo.

A ingestão de proteínas também aumenta a disposição para as atividades diárias.


6. Tenha foco e persistência


Vígolo afirma que a combinação dieta saudável e exercício físico traz resultados perceptíveis ainda no primeiro mês.

“Não espere que o emagrecimento aconteça da noite para o dia. Caso o indivíduo siga as orientações, a perda de peso vai ocorrer. Feito é melhor que perfeito. Dê o primeiro passo e depois o segundo”, incentiva.

Fonte: Metrópoles

4 visualizações0 comentário

Opmerkingen


bottom of page