top of page

5 transtornos mentais que você nunca ouviu falar

Infelizmente, inúmeras pessoas por todo o planeta sofrem com algum tipo de doença psíquica. Alguns transtornos mentais são mais conhecidos, como a depressão, ansiedade, transtorno bipolar e déficit de atenção. Contudo, há uma série de outros distúrbios mentais com os quais as pessoas não estão familiarizadas.

Fonte:Getty Images

1. Síndrome de Diógenes

A síndrome de Diógenes é uma doença de caráter psicológico e também comportamental. Quem sofre desse mal tem uma negligência extrema com a sua higiene pessoal e a de sua casa e um distúrbio chamado silogomania, uma espécie de transtorno obssessivo-compulsivo onde a pessoa efetua um acúmulo excessivo de resíduos e objetos.

Ou seja, além de largarem mão de sua higiene pessoal e residencial, transformam-se em acumuladores.

2. Síndrome de Stendhal

A síndrome de Stendhal é também chamada de hiperculturemia. Ela provoca uma série de sintomas físicos e reações emocionais e psicológicas quando o sujeito vai apreciar algum tipo de obra de arte. É como se a pessoa ficasse tão excessivamente impressionada que isso causa um “rebuliço” na mente dela.

3. Síndrome de Jerusalém

Quando essa doença ocorre, a pessoa repentinamente acredita que é Deus, Jesus, algum personagem da Bíblia, enfim, qualquer figura importante dentro de uma determinada religião. Ela acontece principalmente por adeptos do cristianismo, judaísmo e islamismo. Não é preciso, obrigatoriamente, ter algum transtorno mental para ser acometido por essa síndrome.

De fato, qualquer um pode estar gozando de suas plenas faculdades mentais e, de repente, sair por aí acreditando que é uma figura religiosa de renome, como Maria, Maomé ou João Batista, por exemplo. Felizmente, ela tem duração temporária, podendo ser sanado com medicamentos e terapia.

4. Síndrome de Fregoli

Nessa doença, o indivíduo acredita convictamente que as pessoas ao seu redor possuem a capacidade de se disfarçar, mudando a aparência, gênero, roupas, enfim, tudo, para que finjam ser outras pessoas, muitas vezes com o objetivo de persegui-o.

5. Síndrome de Cotard

Ela é conhecida também como Delírio de Negação ou Síndrome do Cadáver Ambulente. É um distúrbio bem raro, no qual a pessoa acredita que está morta e/ou que os seus órgãos estão apodrecendo.

Fonte: MegaCurioso

5 visualizações0 comentário
bottom of page