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10 benefícios da musculação para as mulheres



Não é novidade que a musculação para as mulheres, ou para qualquer tipo de pessoa, oferece inúmeros benefícios que vão além da estética e do ganho de força. Já se sabe, por exemplo, que a atividade é capaz de liberar, aproximadamente, 650 substâncias funcionais para o organismo.


“A musculação é uma atividade que proporciona inúmeros benefícios para o público feminino, desde o fortalecimento dos músculos até a prevenção de incontinência urinária, melhora da circulação sanguínea, ajuda na postura do dia a dia e na prevenção de problemas cardíacos, respiratórios e até mesmo a trombose, além, de, é claro, ajudar a melhorar a autoestima”, comenta Michelly Marques, educadora física e professora do tonus gym.


Mas, em contrapartida, ainda existe quem acredita que a musculação para as mulheres, especificamente, pode causar prejuízos estéticos. Ou, então, que a prática não é tão eficiente assim para o público feminino.


Para, de uma vez por todas, acabar com esse tipo de mito, a professora Michelly separou 10 benefícios da musculação para as mulheres. Confira:


1. Musculação previne trombose, problemas cardíacos e respiratórios


Praticar exercícios de panturrilha contribui para a prevenção contra a trombose venosa profunda, que acontece quando se forma um coágulo sanguíneo em uma ou mais veias, obstruindo a passagem de sangue. “Além disso, a prática regular de exercícios ajuda a evitar doenças cardíacas, respiratórias e AVCs, pois eles fortalecem o músculo cardíaco, reduzem a pressão arterial e melhoram a circulação sanguínea”, explica Michelly.


2. Melhora do condicionamento cardiorrespiratório


“Ela [musculação] melhora a capacidade respiratória e física, especialmente para aquelas pessoas que ficaram acamadas por muito tempo, em decorrência de alguma doença”, explica.


3. Ganho de massa muscular


Com o passar do tempo, o metabolismo diminui e, em pessoas sedentárias, isso pode levar à diminuição da massa muscular. “Sendo assim, a prática da musculação pode ser um grande aliado nesse sentido, aumentando o número e o volume de fibras musculares no corpo da mulher, quando combinada com boa alimentação, treino resistido (com carga) e descanso”, comenta a professora.


4.Combate a osteoporose


A osteoporose é a doença caracterizada pela perda progressiva de massa óssea, tornando os ossos enfraquecidos e predispostos a fraturas. “Essa doença possui maior incidência entre as mulheres, o que torna ainda mais importante e necessária a prática da musculação, que ajuda os músculos a ficarem mais fortalecidos, protegendo os ossos de fraturas”, ressalta a especialista.


5. Reduz os efeitos da menopausa


“A prática da musculação estimula a produção de testosterona, ajudando as mulheres a passarem por esse período com uma qualidade de vida melhor e sentindo os efeitos de maneira menos brusca”, comenta a profissional.


6. Melhora a postura


Com a prática regular da musculação, as mulheres fortalecem músculos que protegem as articulações. “Esse fortalecimento ajuda a evitar lesões, especialmente em atividades comuns do dia a dia, como agachar, subir escadas, caminhar e pegar pesos”, conta Michelly.


7. Ajuda a ter uma gravidez mais saudável


“A musculação ajuda a diminuir o risco de ter diástase, condição comum na gravidez e que corresponde ao afastamento da musculatura do reto abdominal, gerando flacidez na região do abdômen”, explica.


8. Prevenção contra incontinência urinária


Se praticada da maneira correta, a atividade física ajuda a prevenir a incontinência urinária, especialmente em mulheres, público mais atingido pelo problema, especialmente na fase da menopausa. “A musculação ajuda a fortalecer o assoalho pélvico, o que, consequentemente, ajuda a prevenir a incontinência urinária, quando o músculo é contraído durante os movimentos”, diz a treinadora.


9. Melhora na autoestima


“Já está mais do que comprovado que a atividade física é essencial tanto para a saúde física como para a saúde mental das mulheres, ajudando a aumentar a sua autoestima e a enfrentar problemas como a depressão”, explica a professora.


10. Melhora da circulação sanguínea


“A musculação é liberada, inclusive, para quem tem varizes, gerando inúmeros benefícios para quem tem esse tipo de problema, uma vez que exercícios como agachamento, elevação de panturrilhas, afundo, entre outros, auxiliam na melhora do retorno do sangue venoso”, finaliza Michelly.


Fonte: SportLife

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