É possível ser alérgico mesmo com testes de alergia negativos?


 
 

O teste para identificar alergia é realizado para descobrir qual o alérgeno responsável pelos sintomas do paciente. Mas existem alguns casos em que, mesmo o psciente sendo alérgico, o teste de alergia pode apresentar um resultado negativo.

De acordo com a alergista, Kátia Delevedove isso acontece porque existem diferentes tipos de testes e diferentes tipos de reações, por este motivo alguns apresentam falso negativo. “Muitas vezes o teste realizado não era a melhor opção para àquele tipo de alérgeno”, disse. A médica ainda alertou que nos extremos da vida, ou seja, quando bebês ou enquanto idosos, a reatividade cutânea é menos intensa, podendo ocorrer falsos-negativos.

"Outro ponto que merece atenção é que cada organismo se comporta de uma maneira diferente. Você pode não ser sensibilizado para o alérgeno testado, e sim para outro não identificado e que compõe algum alimento muito consumido por você", alertou.

Karla ainda falou sobre a possibilidade do teste não ter sido realizado de maneira correta. "É importante procurar por profissionais sua confiança, e que saibam analisar cuidadosamente os resultados. Minimizando assim as chances de falso negativo", disse.

Vale lembrar que não existe teste para tudo. "Existem muitas variáveis por trás de um teste alérgico, por isso é importante que sua alergia seja bem investigada por um médico especialista, e ela deve começar a ser tratada logo, pois as alergias além de poderem se tornar algo bem sério e até letal, elas prejudicam a qualidade de vida", concluiu.

Fonte: Folha Vitória

3 visualizações0 comentário